MOTIVAÇÃO – RESPONSABILIDADE - SERENIDADE
(03/06/2003)

MUDANÇAS ACELERADAS

Presentemente estamos atravessando uma fase de aceleradas mudanças que estão rompendo a comodidade de rotinas que perduravam desde a muito. Essas mudanças estão ocorrendo a nível governamental, profissional e familiar.

Estamos atravessando uma fase de esvaziamento das bolhas das valorizações e de retração dos negócios. A prioridade e a necessidade de obter lucro provocam drásticas reduções de custos criando um ambiente de caos e desarmonia. No ambiente familiar o fator econômico evidencia as fraturas existentes e se agravam os conflitos e desentendimentos.

As pessoas levam os aborrecimentos de casa para o trabalho e vice-versa.

Nos tempos atuais, as mudanças não significam que as coisas se encaminham seguramente para melhoras imediatas, contudo o processo de mudanças aceleradas é incontornavel, pois elas obedecem aos imperativos das leis da Criação que estão impulsionando os movimentos para os seus desfechos finais, e tudo o que foi erigido artificialmente, agora se desfaz inexoravelmente, e não adiantam as atitudes de rejeição opondo-lhes resistência. Devemos prosseguir alegremente ao encontro do futuro, buscando a correta adaptação aos tempos que estão se aproximando de nós.

Mas as pessoas ficam estonteadas com a velocidade com que se modificam os cenários, nos quais até então, atuavam tranqüilamente. Então isso provoca um retraimento, porque perdem o controle da situação a qual estavam acostumados, percebendo a sua impotência para restabelecer o padrão ao qual se acostumaram ao longo dos anos, aumentando a sua revolta e pessimismo, baixando a auto-estima, fixando-se rigidamente nas coisas que não deram certo.

A cabeça das pessoas geralmente está desligada daquilo que estão fazendo. O stress está aumentando a agressividade, seja no ambiente de trabalho, domestico ou qualquer outro.

E preciso muita cautela no relacionamento com o próximo. As crescentes dificuldades de mutua compreensão estão sempre produzindo um certo mal estar e desentendimentos, mesmo entre pessoas que se davam bem a longo tempo, de repente passam a se desentender por ninharias. Paciência e serenidade são indispensáveis. Prestar ajuda quando possível, quando bem recebida, caso contrario o melhor é aprender a manter distancia para que uns não interfiram nos problemas dos outros porque, lamentavelmente, as pessoas estão muito desconfiadas, e não raro dando vazão a sentimentos de raiva.

Constantemente a televisão nos tem mostrado imagens de guerra. Isso não é entretenimento, é uma atividade de seres humanos embrutecidos. Verdadeiros seres humanos jamais chegariam a esse limite de embrutecimento e barbarismo, pois saberiam como encontrar meios pacíficos para solucionar os seus conflitos. Estamos enfrentando tempos difíceis também para o Brasil, onde também já não há mais aquele clima de amizade. As pessoas se agarram ao que possuem e ao poder, caso possuam algum, sempre temendo qualquer aproximação pois em geral uns querem arrancar o poder das mãos dos outros. Assim não mais conseguem distinguir os amigos leais dos inimigos, muitas vezes caindo nas mãos dos bajuladores sem perceber a sua falsidade.

Os interesses dominantes moldam o mundo e determinam os parâmetros do comportamento humano. Algumas pessoas notam que as condições de vida estão se complicando. As pessoas estão se deixando dominar pelo pessimismo.

Aumenta o nível de perturbação e as pessoas perdem facilmente o domínio sobre si mesmos.

Há muita inquietação e ansiedade. As pessoas estão com um pressentimento de que tudo está saindo dos trilhos e que o mundo se encaminha para um estado de desordem geral, haja vista os crimes violentos, o desemprego, o surgimento de doenças desconhecidas, desequilíbrio ambiental, enfim as enormes dificuldades presentes em todos os países. O que fazer? O que cada um individualmente pode fazer?

ADAPTAÇÃO

Na vida movimento é lei. Tudo está em constante mudança. As pessoas devem aprender a lidar com as aceleradas mudanças para se adaptarem prontamente a elas, não ficando presas àquilo que já passou, para se ligarem ao presente vivendo-o em sua plenitude. Muito importante porem é buscar as causas: por que as coisas estão mudando para pior? Nessa busca muitas respostas poderão ser encontradas para indicar o caminho das soluções.

FALTA DE INTERESSE/PARTICIPAÇÃO

A Natureza em sua abundância sempre ofereceu tudo de que os seres humanos necessitam.

Mas, ao longo da Historia os seres humanos se foram aprisionando à futilidades e sentimentos mesquinhos, concomitantemente tudo foi ficando mais difícil, exigindo grande esforço para o atendimento das necessidades materiais, forjando permanentes disputas entre os seres humanos.

Muitas pessoas levantam bem cedo e despendem um tempo enorme para se deslocar até ao local de trabalho o que produz um grande desgaste. La chegando nem sempre encontram um ambiente acolhedor, tendo a sensação de serem apenas mais um objeto.

Os indivíduos vão perdendo o interesse por tudo o que fazem, caminhando para a depressão face ao continuado aborrecimento e frustrações em que vivem.

A falta de interesse acarreta falhas humanas seja num escritório, numa fábrica, num restaurante ou em qualquer outra situação de trabalho, provocando os mais imprevistos acidentes.

A falta de interesse poderá vir a ser fatal. Em aviação e vôos espaciais as falhas humanas podem provocar efeitos catastróficos.

A participação é uma via de mão dupla, revelando de um lado a consideração que a chefia tem pelo subordinado, e de outro o próprio empenho do subordinado em fazer o seu trabalho com interesse e capricho. A participação gera o interesse que motiva as pessoas e os profissionais a se aplicarem de corpo e alma naquilo que estão fazendo.

O fiel cumprimento dos deveres sempre traz proveito espiritual. Naturalmente, esse proveito será vivificado e aumentado, quando também houver vontade e amor ao trabalho. (R.a P. 136).

Consequentemente isso também se refletirá na vida material e emocional. É muito bom voltar para casa, após um dia de muito trabalho, com a sensação de que fez tudo que era possível para melhorar o seu ambiente mais próximo, o que implica em contribuir para a melhora do mundo, o que se tornará palpável se todos passarem a agir assim.

Tendo como objetivo o enobrecimento e, com amor no coração, almejar a elevação do mundo material em que vivemos, estaremos no caminho do encontro da paz e da alegria.

Não basta estar presente. É indispensável estar atento ao que se faz e ao que se passa a nossa volta, para não se tornar um robô.

No filme “O Homem sem Passado” , ao chegar a Helsinque, um homem é espancado, roubado, e abandonado semi morto, sem documentos e sem memória, é acolhido por uma família muito pobre. Vivendo em meio a uma grande pobreza começa a reorganizar a vida, começando pela limpeza do barraco onde foi morar, preparando terra para plantar batatas. Então esse homem sem memória do passado, mesmo enfrentando grande penúria, se esforça por melhorar as condições de vida. Mesmo em meio a muito sofrimento não perdeu o animo, assim conseguiu reencontrar um novo caminho na vida.

FALHAS HUMANAS

imagem

Já se percebeu que há uma tendência para o aumento das falhas humanas, gerando horas perdidas e materiais inutilizados.

Contudo, ainda são poucos os que aceitam admitir a importância da participação dos colaboradores na solução dos problemas, preferindo agir mediante um comportamento mais autocrático.

A participação fortalece a personalidade e a auto-estima. O autoritarismo gera indiferença e falta de interesse, e consequentemente o aumento das falhas.

CLAREZA NO PENSAR

imagem

Indispensável conservar puro o foco dos pensamentos buscando clareza no pensar, o que contribui para eliminar os conflitos mentais, alcançando segurança no querer próprio.

A alegre atuação implica uma dedicação plena, de corpo e alma, e, a alegria decorrente de sua atividade construtiva, afastará os sentimentos depressivos para bem longe, porque a mente ficará impedida de atraí-los de volta, pensando sempre positivamente através do maravilhoso dom do existir auto-consciente como parte da maravilhosa Criação.

O pensamento e os sentimentos têm a capacidade de atrair e ser atraído pela igual espécie. Se vocêpensar como seria bom ter melhor arborização em seu bairro, e muitas pessoas desejarem isso também, pensando muito sobre essa vontade, isso acabará atuando e a arborização poderá se tornar realidade na preparação de um lindo bosque pelas autoridades ou seja lá quem for, um Banco, uma empresa. Mas o lixo e a feiura que dominam muitas cidades também decorre da forma displicente como as pessoas pensam, sempre descontentes, incapazes de se alegrar com a beleza da natureza. Assim, o lixo mental atrai o lixo material.

Temos que visualizar com clareza a nossa posição na vida e no mundo. Temos que definir nossas metas e objetivos. O que queremos alcançar? O que desejamos conquistar. Tudo está ao nosso alcance, mas não podemos causar danos aos nossos semelhantes para atingir nossa satisfação.

Ademais vocêtem de pensar com clareza sobre o que quer alcançar. Grande parte dos seres humanos não sabem exatamente o que fazer com suas vidas, que propósito dar a ela, e ficam vagando por aí, sem controlar os próprios pensamentos, passando pela vida sem dar a ela o seu real sentido e significado.

Phillip C. McGraw, oferece as suas recomendações no livro Estratégias de Vida: “Se vocêquer alcançar alguma meta, então necessita de uma estratégia para chegar lá e alguma orientação de como construir uma. Traçar um plano para ir em frente a partir de onde estiver, e assim tratar das soluções muito mais rapidamente, porque coloca os verdadeiros problemas no centro da cena. Com bastante freqüência, os problemas são postos de lado porque é doloroso cuidar deles e parece mais fácil ignorá-los de vez. Eu digo “parece”, porque, enquanto a dor de lidar com problemas é forte, fácil de identificar, a dor de evitá-los é também profunda, ainda que seja mais sutil. Alcance, de modo estratégico, algo melhor.”

PENSAMENTOS NEGATIVOS

imagem

Não se deixar dominar pelos pensamentos de amargura. Pensar como a vida pode ser maravilhosa. SORRIR, ALEGRAR-SE. Agradecer por todas as dádivas recebidas. Pensar que o ar que respiramos e o Sol que nos aquece são ofertados a todos os seres humanos, sejam brancos, pretos ou amarelos, ricos ou pobres. Pensamentos de amor, sem ódio, nos conduzem para a paz.

Os pensamentos de medo são muito perturbadores. Medo de ser excluído. Medo de perder o emprego. Medos indefinidos que permeiam o mundo dos pensamentos e que estão presentes em todos os meios de comunicação que mostram muitas coisas negativas ao cérebro que vai guardando tudo, achando normal, pois a intuição ficou muito lenta não conseguindo por em evidencia o que é certo, impedindo os descaminhos do cérebro mal direcionado.

O cérebro assimila tudo o que lhe é mostrado. Como predominam as imagens de insatisfação, inveja, cobiça, ciúmes, traição, violência, prostituição, vícios e luxuria, todo esse lixo fica circulando na mente humana, substituindo a nobreza, a bondade, a lealdade. Então não há o que estranhar se “a vaca vai pro brejo”.

O medo as vezes é usado como meio para intimidar, tudo por não haver mutua confiança. Então alguns indivíduos sabotam sempre que podem, enquanto as chefias apertam os controles e usam das atemorizações como arma.

Preste menos atenção aos pensamentos indesejáveis, então eles logo se afastarão por si mesmos. Senão, uma oração breve e profunda também ajudará. (R.a P., 112)

ESVAZIANDO A MENTE

imagem

“Devemos esvaziar a mente de tudo o que possa azedar nossas atitudes, bloquear a nossa intuição, arruinar nossos relacionamentos.

Quem consegue sorrir com a mente cheia de ansiedades mesquinhas, ressentimentos sombrios, perspectivas deterioradas, preconceitos venenosos?.. Sequer nos incomodamos em varrer o lixo mental que produzimos diariamente, para não falarmos do entulho que acumulamos pela vida afora...Limpar mentes sobrecarregadas não é tarefa pequena...Buscar o prazer da tranqüilidade interior... A preocupação é um entulho mental inútil... É como se a nossa mente focasse em problemas, não em soluções; como se remoêssemos as questões, não as respostas...Identifique o pensamento perturbador, interrompa-o, desvie o seu foco para alguma imagem amorosa e vocêverá como é fácil desconectar uma linha de pensamento perturbadora. Caminhe sempre em direção à paz.” (Hugh Prather, em Não leve a vida tão a sério).

Com certeza vocêvai perceber como tudo vai ficar mais fácil, seja o relacionamento com as pessoas, seja a solução dos problemas.

CUIDAR DO CORPO

Alem do esforço para eliminar os pensamentos negativos, também é preciso atentar para o corpo.

Atividade física para manter a boa disposição. Programar momentos de relax e interiorização, a vida está turbinada, é indispensável momentos de redução do ritmo deixando o “motor em marcha lenta para recuperação do intenso desgaste da vida moderna.

Examinar constantemente a forma de respirar, fazendo-a profunda, abdominal. Observar horários e qualidade dos alimentos e bebidas. Eliminar o fumo, evitar as bebidas alcóolicas muito fortes.

O bom sono é vital para a saúde física e emocional. É indispensável deitar cedo, mas os seres humanos trocaram os dias pelas noites, dormindo de dia e trabalhando a noite ou varando a noite em busca de divertimentos em prejuízo do corpo.

Quando eu tomei consciência disso eu fazia um curso superior a noite. Então vivenciei uma grande dúvida, mas ao final eu agradeci a oportunidade de estar estudando, ainda que à noite, Alguns dias as aulas encerravam-se as 23.40 horas. Contudo, aprendi muitas coisas e obtive um diploma de curso superior. A vida é assim, a revolta não conduz a lugar nenhum, o importante é o nosso querer e a clareza e simplicidade no pensar. Fazer o que tem que ser feito sem ficar se lamentando. Avançando para frente com bons propósitos, acabaremos saindo das situações mais difíceis, encontrando formas mais sadias de vida.

COMUNICAÇÃO

O grande entrave na comunicação entre os seres humanos está ligado, na maioria das vezes, à desconfiança e ao medo.

Muitos escondem a sua verdadeira face e o seu real propósito, dissimulando com conversas animadas, para desguarnecer a vigilância espiritual do próximo.

Mas há também situações em que o interlocutor quer fugir ao assunto e, abusando de sua autoridade, usa de meios ásperos para encerrar ou dificultar a conversação.

A comunicação leal e sincera torna-se cada dia mais difícil. Nesses casos intervém também o orgulho e o medo de que algo lhes possa ser tirado, ou que o outro possa chegar primeiro ao objeto de se desejo. Isso tudo resulta muitas vezes da cobiça dominante e do individualismo egoístico.

Lamentável presenciar o comportamento indisciplinado e individualista de muitas pessoas, seja no transito dirigindo agressivamente sem consideração, ou displicentemente sem atenção. Ambas as hipóteses são reveladoras da falta de educação e consideração humana. Isso é chocante, mas não podemos perder a calma. As pessoas que agem com retidão sempre atrairão a paz para dentro de si, afastando as perturbações.

AMBIENTE DE TRABALHO

No ambiente de trabalho que passamos grande parte de nosso tempo. Mas o ambiente de trabalho tem sido modelado de forma antinatural, o que cria resistências inconscientes próprias da natureza humana.

Mas não adianta adotar atitudes agressivas. Geralmente são destrutivas, piorando tudo.

O que se espera é a conscientização e o continuo esforço para que a atividade humana possa novamente ser desenvolvida em condições naturais, sem exigir essa violentação dos padrões da natureza humana.

Imprescindível que o ambiente de trabalho seja saudável e satisfatório, possibilitando uma convivência alegre e harmoniosa entre os personagens, sejam chefes ou subordinados, devendo todos estarem atentos para não se magoarem mutuamente, e se o fizerem, não retardar o pedido de desculpas, evitando as inimizades e os sentimentos negativos. Os que se sentirem magoados precisam a prender a perdoar para não ficarem presos aos sentimentos de magoa, pois eles retardam o progresso e impedem que a pessoa sinta a alegria de viver. Com freqüência encontramos situações desagradáveis em que todos falam mal de todos. Poucos tem a coragem de elogiar. Todos querem derrotar e anular os demais para que ninguém se sobressaia. Com isso todos perdem.

“No mundo, a ordem é falar mal. Todos derrotam todos, todos anulam todos – o que pode restar para oferecer a não ser a amargura e o sofrimento da derrota que nos impingiram desde criança?

O que falta em nossa sociedade é o exercício do elogio, que encheria o saco das positividades. Mas quem elogia? Quase ninguém! Portanto, não se recebe elogio. E, se não se recebe elogio, não se elogia. Somente a crítica tem lugar de destaque em nossa sociedade. E assim caminha a humanidade...

Há que se inverter esse processo de derrota e injetar na sociedade um elemento de progresso e de conquista. Cada vez que vocêelogia uma pessoa é um estímulo para ela viver e um incentivo a fazer com que queira repetir o ato que lhe trouxe conforto e gratidão. Esse pequeno ato de coragem é vantajoso na sociedade como um todo. Um ambiente contaminado por tal vírus é positivo e estimulante. E é preciso coragem, porque o elogio implica lançar a pessoa para cima e às vezes ela pode subir mais alto que você; porém, se vocêficar preocupado com o fato de que ela vai mais alto, é porque vocêmesmo se colocou num nível muito baixo.

O elogio é um ato de desprendimento e de confiança em si mesmo. Quem se sente superior elogia muito; quem se considera para baixo fica mais cioso desse ato de glória; quem nunca elogia talvez nem se encontre mais.

O elogio talvez seja o ato de maior força na sociedade e deveria ser mais usado. Em qualquer lugar, é fulminante. Seja em casa, seja na empresa, seja na escola. Se alguém começar a exercer mais o ato do elogio, pode passar a ser um imã em qualquer ambiente – todos querem ficar ao seu lado.

A felicidade, na verdade, está no fato de as pessoas tirarem o maior proveito das ocorrências do dia-a-dia, salientando ao máximo as coisas boas que acontecem e menosprezando as coisas ruins. A felicidade está na nota que se dá a cada coisa.

Se você dá nota alta a um acontecimento ruim, claro que vai sentir-se mal, mas se der notas altas somente a coisas boas, viverá sempre feliz. As pessoas positivas são otimistas porque conseguem otimizar a positividade.”
(A Semente da Vitória, Nuno Cobra)

O QUE FAZER?

Muitas vezes pensamos que não deveríamos fazer o que não gostamos e não queremos fazer, mas a vida nos obriga. Ou por outra estamos tendo que enfrentar as conseqüências do tipo de vida que ajudamos a construir.

Temos que buscar clareza do pensar e definir exatamente o que queremos, pois o caminho para mudar de vida passa obrigatoriamente pela forma como executamos aquilo a que estamos sujeitos.

Não é chutando tudo para o alto que acharemos a solução, ela deve ser fruto de nosso querer posto em ação com consciência e responsabilidade.

Introduzimos muitos artificialismos na forma de viver, perdendo a naturalidade. Então atualmente muita coisa se afigura pesada, cansativa, difícil de ser executada, exigindo um grande esforço na execução do trabalho.

Indispensável muita paciência e conscientização para que o caos não tome conta de tudo.

Na medida em que a humanidade for adquirindo a consciência certa, muitas atividades inúteis deixarão de existir, prevalecerá o bom senso e a naturalidade estará presente na atividade humana, criando um ambiente sadio e pacífico, sem que as pessoas se sintam compelidas a se ajustar a regras que subjugam a sua vontade, que subtraem a sua disposição para o trabalho.

RECOMENDAÇÕES

Tenham humildade, simpatia, estejam sempre prontos para aprender e ajudar no que for necessário, prestem atenção ao serviço, sejam honestos e tenham a vontade de vencer, como no caso real narrado pela Revista Folha de uma pessoa que não sabia fazer nada e, de faxineiro, se tornou o proprietário de importante restaurante de São Paulo.

”Nunca é preciso permissão para se fazer um bom trabalho.

Sempre use seu discernimento a fim de que a empresa seja bem sucedida.

Tenha iniciativa, fazendo o que precisa ser feito. Atender um cliente, solucionar um problema, ajudar um colega de trabalho, dar uma sugestão para economizar dinheiro, desenvolver uma idéia ou aprimorar um processo são ações esperadas de todos os empregados a partir do momento em que eles são contatados.

A empresa que espera que os funcionários façam apenas aquilo que os chefes lhes pedem é uma séria candidata a cair fora do negócio em uma questão de tempo. O que faz o sucesso? São as pessoas, e a iniciativa diária, a energia e empenho com que elas trabalham, sem esperar que lhes digam o que fazer.

Os funcionários precisam estar sempre a postos. Eles é que sabem melhor como fazer seu próprio trabalho. Com o pessoal de todos os níveis motivados e preocupados em fazer seu trabalho da melhor forma possível, a empresa pode ser mais receptiva aos seus clientes – e mais competitiva para atingir suas metas.

Muito em breve todos precisarão compreender a importância de sua própria contribuição para a missão e o propósito da empresa. Com o tempo o seu trabalho se tornará mais empolgante e vocêserá capaz de assumir responsabilidades maiores e mais significativas e receberá recompensas por agir assim.”
(Faça o que tem de ser Feito, Bob Nelson, Edit. Sextante).

Não podemos nos esquecer de que somos seres humanos, ou seres dotados de espírito, o que nos diferencia de todas as demais criaturas pela capacidade que dispomos de decidir, livremente, de que forma viveremos e de que maneira atuaremos sobre o meio ambiente em que vivemos, preservando-o ou agredindo-o de forma irresponsável.

O ser humano tem uma inquietação interior que o leva a buscar mais do que tão somente atender as necessidades básicas de alimentação, repouso e distração.

Ao desenvolver um trabalho deveremos faze-lo com atenção e esmero extraindo a experiência e o conhecimento que dele se possa extrair, ficando apto a avançar para outros estágios e evoluir em conhecimentos e nas condições materiais de vida.

COMANDO/CHEFIA

Muito importante a atuação daqueles que exercem cargos de comando ou chefia, pois é necessário que ofereçam claramente uma postura de serenidade e real confiança, para fortalecer o grupo.

Lealdade e franqueza deveriam ser os principais atributos transmitidos, eliminando-se o descrédito, a apatia e os ressentimentos, inspirando uma visão compartilhada, fazendo com que o grupo acredite em seus objetivos.

A ânsia por resultados não pode afetar os níveis de consideração, reconhecimento, autonomia, tampouco interferir de forma inibidora para não prejudicar o desempenho.

A função do líder é a de obter o melhor desempenho dos colaboradores, e é disso que muitas vezes alguns se esquecem.

O chefe poderá induzir o subordinado a fracassar. O subordinado pode supor que o seu chefe tenha uma opinião formada a seu respeito não dando confiança à sua forma de atuação. Sentindo-se vigiado perde a motivação para a tomada de decisões. E nesse clima começa a sentir muita dificuldade para lidar com o seu chefe, que passa a acentuar sua tendência em redobrar a vigilância sobre o comportamento do subordinado considerado inadequado. O subordinado vai perdendo o “piq” sentindo-se frustrado para continuar lutando para apresentar contribuições significativas, passando assim a ser visto como não cooperativo e que precisam entender quem é o chefe, o que é um erro porque isso não resolve o problema.

EQUIPES VENCEDORAS

Então, com a coragem e a alegria robustecidas, surgirão as equipes vencedoras. É evidente que entre os membros dessas equipes haja o bom entrosamento e o caloroso acolhimento como fato natural. O encontro sempre será uma alegria, uma oportunidade a mais para dialogarem sobre os seus alvos comuns. Mas hoje não há mais dialogo porque os seres humanos ocultam os seus objetivos pessoais, nada deixando transparecer.

ISOLAMENTO DAS CHEFIAS

Freqüentemente se observa o isolamento das chefias. Elas se mantém afastadas evitando o comprometimento, não raro encaminhando as suas proposições de forma determinante e autoritária, sem demonstrar o envolvimento pessoal.

Não se expõem temendo prejudicar a sua imagem, mas assim não colhem as experiências que os erros também propiciam, como também não mostram a sua face humana para os seus liderados que, inconscientemente, passam a teme-las ao invés de oferecerem a espontânea colaboração por respeito e admiração.

LIDERANÇA

Liderar é influenciar outras pessoas, numa dada situação, em direção a uma finalidade comum. (Jorge Lessa no livro Mandar é fácil, difícil é liderar). Para ele, é indispensável a existência de uma finalidade comum, um objetivo que seja percebido como compartilhado pelos participantes. Uma pessoa sem seguidores não é um líder, e as pessoas se tornam seguidoras quando aceitam uma visão, um objetivo como sendo delas próprias.

No livro “Escola de Resgate de Líderes”, J. A. Nobre, recomenda “que seja empregada a liderança situacional, cuja essência está no líder escolher o estilo de liderança mais adequado para cada situação vivenciada junto a sua equipe, pois o emprego da liderança autoritária continuadamente enseja conseqüências desagradáveis como por exemplo: os colaboradores praticamente não participam, ou seja, não se expõem, não dão sugestões; para que qualquer tarefa seja realizada, o chefe tem que mandar; ninguém toma a iniciativa para realizar um trabalho ou solucionar qualquer problema; o chefe necessita estar permanentemente observando o trabalho de seus comandados, pois caso contrário a tarefa não será realizada; as pessoas tornam-se submissas, apáticas e isso gera um ambiente frio e desagradável. No entanto, a liderança autocrática, em algumas circunstâncias, é extremamente recomendada e até torna-se imperiosa a sua utilização.”

Quantas empresas não desapareceram exatamente por isso? É muito difícil de se dizer. O mais flagrante desastre provocado pelo insensível autoritarismo nos foi dado pelo desmanche da União Soviética.

RESPONSABILIDADE

Os seres humanos deverão ser estimulados a desenvolver a consciência de suas responsabilidades. É muito comum os indivíduos dizerem: isso não é problema meu. Mas o profissional deve estar atento a tudo que se passa a sua volta. A sua atenção já lhe traz o beneficio de não deixar a sua mente vagando a esmo, pensando bobagens, pensando negativamente.

A sua atenção contribui para a melhoria da qualidade total, possibilitando aperfeiçoamento, redução de perdas, aumento da eficiência, redução de acidentes, contribuindo para a melhora geral do ambiente de trabalho.

PARTICIPAÇÃO REAL

“Os indivíduos precisam se sentir parte do trabalho. Uma participação real em algo maior do que eles, um toque de realização espiritual. Devem voltar os olhos internos e externos para horizontes maiores.

Nossos corpos podem estar presentes no trabalho, mas nossos corações, nossas mentes e nossa imaginação podem estar neutros ou comprometidos com outros lugares. Para ter uma convicção inabalável, trabalhar de corpo e alma, é preciso enxergar a vida e o trabalho como uma peregrinação.”
(“Cruzando o Desconhecido”, David Whyte, Edit. Negócio)

INTUIÇÃO

Sem o emprego da intuição nunca poderá surgir um trabalho de real valor, pois ela é a expressão do espirito desperto, e para isso os chefes também deverão contribuir em relação aos seus subordinados, permitindo-lhes compartilhamento na escolha dos caminhos e na respectiva responsabilidade. Sentindo-se participante e envolvido, espontaneamente oferecerá o melhor de si ao trabalho e ao atendimento das solicitações da chefia.

Somente através da atividade consciente o indivíduo poderá desenvolver e fortalecer a própria intuição.

Estar consciente é estar atento ao que se está fazendo, seja varrendo o chão, pintando uma parede, dirigindo um veiculo, elaborando um relatório, operando uma máquina. Enfim qualquer atividade. Isso também ajuda a domesticar a mente e o pensamento para não ficar vagando a esmo.

Com a atenção o trabalho se torna mais agradável porque a pessoa vai percebendo o que precisa ser feito, qual a melhor forma de fazer, e no caso de imprevistos, visualizará prontamente através da intuição, o que deve ser feito, ou seja o famoso jeitinho e capacidade de improvisação que o brasileiro também está perdendo, como já ocorre em outros países mais desenvolvidos em que a automação de tudo vai roubando das pessoas a sua capacidade de visualizar intuitivamente o que estão fazendo.

DIGNIDADE

O trabalhador deve respeitar o trabalho, mas ele também precisa sentir que recebe a consideração devida a um ser humano. Se ele se sente tratado como peça descartável, tenderá a agir de forma correspondente, pois sente que é isso que esperam dele.

“Os Funcionários produzirão resultados excepcionais se forem tratados com dignidade, respeito e honestidade”.

“Cooperação é melhor que dominação; o mundo poderia viver com muito menos dor e medo”.
(Violência não é a resposta, Monty Roberts)

As pessoas fazem coisas incríveis quando se acredita nelas.

CONSCIENTIZAÇÃO

imagem

Temos que enfrentar os problemas por mais delicados que sejam, como falta de interesse, estresse, falta de disciplina.

A instabilidade e insegurança no ambiente de trabalho, faz com que muitos chefes prefiram ter auxiliares submissos que não revelem muita competência. Mas os verdadeiros lideres preferem ter ao seu lado os mais capazes.

A complexidade das tarefas exige pessoas talentosas. O desenvolvimento dos talentos começa com o interesse, a vontade de se dedicar inteiramente ao trabalho e aprimorar o desempenho.

O gerenciamento deve saber ouvir e somar as boas idéias pondo-as em pratica prontamente sem ocultar quem foram os autores das sugestões.

Quem deseja efetiva colaboração precisa expor as idéias aos colaboradores, saber ouvir o que eles tem a dizer e disseminar as idéias que têm força, motivando, energizando e animando os colaboradores na conquista dos objetivos.

Os chefes deverão estar profundamente conscientizados de sua missão, de sua responsabilidade humana, orientando os trabalhos para construir e beneficiar tudo ao seu redor, eliminando fofocas e intrigas, oferecendo confiança e consideração ao invés do medo das represálias.

Os subordinados por sua vez precisam reconhecer que estamos vivendo um momento difícil com muitos problemas, esforçando-se para ajudar na solução, não se tornando um fator adicional de problemas para as chefias.

SIGNIFICADO AMPLO

imagem

A Terra é um minúsculo Planeta dentre bilhões de estrelas que compõem a galáxia Via Láctea.

Situado no continente Sul Americano, o Brasil é um país maravilhoso, muito rico em potencialidades. Aqui convivem em paz pessoas de todas as raças e religiões.

O Brasil merece a nossa dedicação para que possa ser chamado de verdadeiro lar de seres humanos, voltando a ser o País da felicidade.

Somos cidadãos do mundo, habitantes do mesmo Planeta. Todos nós fazemos parte do povo dos seres humanos. Num sentido mais amplo, cada um deverá se esforçar em buscar o aprimoramento continuo, sentindo-se como uma criatura que beneficia a vida, promovendo o bem estar geral.

Devemos nos transformar em eternos aprendizes, aprendendo com a vida, aprofundando-se no conhecimento das leis que regem o funcionamento da Criação, da qual fazemos parte como criaturas humanas, para agirmos amparados pela energia que delas emana, alcançando a paz e o progresso para o beneficio de todos, para o embelezamento do Planeta em que vivemos.


imagem

Houvessem os seres humanos trilhado os caminhos que lhes estavam reservados, então muito outra seria a situação do Planeta. “Ao invés de devastações estender-se-iam jardins floridos perante vós, convidando para a atividade bem-aventurada, através do trabalho cheio de gratidão de pacíficos cidadãos terrenos.” (Na Luz da Verdade, a Mensagem do Graal, de Abdruschin).