ENCONTRO COM O HOMEM SÁBIO
(18/12/2003)

imagem
"Resista...Mesmo que a coragem esteja indo embora.
Se conseguir só mais um minutinho, um minutinho mais,
Será mais fácil enfrentar os outros..."
(Xô, Baixo Astral, Vivi de Marco, na voz de Ana Maria Braga, CD/BMG)

Ele trabalhava na região central e, freqüentemente, tinha que atravessar a avenida marginal saturada de carros e caminhões. Gostava muito da cidade nos dias de chuva, porque assim as árvores ficavam verdes e brilhantes e as ruas lavadas.

Estava descontente com a vida, procurando explicações. Buscou exaustivamente e já estava para desanimar. Se conseguisse só mais um minutinho, tudo seria mais fácil. Assim ele prosseguia buscando em meio a turbulência da vida moderna esbarrando em muitos obstáculos para alcançar a compreensão. Ele não conseguia entender a mesquinhez das pessoas. Ele não entendia porque os casais brigavam tanto, mesmo após terem prometido que viveriam um para alegrar e apoiar o outro pelo resto da vida.

Ele não conseguia explicações do por quê pais e filhos não se entendem e acabam brigando. Nunca como agora o acolhimento caloroso se tornou tão necessário na vida dos seres humanos tão desgastados pela aspereza e falta de amor com que se reveste a vida moderna. Desconfianças, traições e ressentimentos impedem o desabrochar do alegre e espontâneo acolhimento que se oferece como uma flor àqueles que nos são caros.

As pessoas se vão distanciando umas das outras, eliminando as conexões humanas. Agindo como máquinas, os laços afetivos se vão desfazendo. O viver se torna áspero, sem amor, sem amizade.

Os seres humanos estão perdendo a capacidade de sonhar e de amar, assim como estão perdendo a capacidade de enxergar o que está se passando com a vida. As coisas estão piorando de um modo geral, mas poucos estão percebendo ou querendo ver, por isso nada é feito. Então, as coisas vão continuar piorando. Antes que possam surgir melhoras efetivas deverá surgir a indispensável conscientização dos indivíduos.

Os anos iam passando sem que o jovem conseguisse compreender como funciona a vida, como funcionam as pessoas.

Por que a vida está tão difícil? O mundo é tão maravilhoso, o sol com seu calor, os rios e mares com o seu frescor, a beleza das árvores e flores, por que as pessoas não se alegram com tudo isso, e deixam sempre que aborrecimentos menores tomem conta das suas vidas?

imagem

Assim, em meio a tantas incompreensões ele não sabia exatamente o que queria da vida, não sabia em que se ocupar permanentemente de forma apaixonada em meio a monótona rotina do dia a dia. Certa manhã, durante o café, rapidamente ele viu na TV, a Ana Maria Braga, falando: "Amante é aquilo que nos apaixona. É o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que às vezes nos impede de dormir. O nosso amante é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece a nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida." Ele o olhou o relógio, estava na hora. Terminou de tomar o café com leite e saiu rapidamente com aquelas palavras girando em sua mente: queria encontrar o sentido e o significado da vida. Mas onde, como? Há anos buscava por explicações, mas agora faria isso com paixão.

Finalmente, quando ele em meio a incontido sentimento de abandono julgava que não conseguiria agüentar mais nem um minutinho, eis que uma voz amiga lhe falou sobre o Homem Sábio. Ele queria saber tudo, onde, como e quando poderia conhecê-lo.

Então foi informado que através de reconhecimentos superiores o Homem Sábio promove a paz interior e a harmonia, descortina caminhos que dão sentido à vida, deixando para trás a forma insípida do viver sem calor humano, conduzindo à uma existência plena de alegria. O encontro com o Homem Sábio traz a esperança de um melhor futuro, guiando no caminho para atingir a paz profunda que foi perdida em cotidianos tumultuados.

E disse-lhe o Homem Sábio: nem tudo está perdido meu jovem, ainda existem muitas pessoas que são capazes de se alegrar com a chegada de um novo dia e, ao fim dele, agradecer aos céus, pelas vivências que tiveram. O ser humano não pode continuar vivendo em permanentes lamúrias nos caminhos da vida. Nestes tempos de asperezas, enfrentar as dificuldades com alegria é a melhor forma de ultrapassá-las. Mais do que nunca é preciso sonhar com a beleza, com a paz e com a alegria. O sonho não deve ser uma fuga da aspereza da realidade, mas sim a modelagem de uma vida melhor. Sonhar é acreditar que a melhora é sempre possível, mas que exige o esforço e a dedicação de cada indivíduo.

Enfim, ao encontrar o Homem Sábio ele adquiriu uma visão positiva da vida descobrindo que o ser humano nasceu para aprender, evoluir e ser feliz! Você também pode ter um "Encontro com o Homem Sábio". Procure o lançamento da Editora Marco Zero, integrante do Grupo Nobel.