AS PALAVRAS TECEM O DESTINO
(22/05/2008)

As palavras nos foram dadas como um valioso presente a ser usado na construção de um mundo cada vez melhor. Lamentavelmente, a palavra humana tem sido muito mal utilizada desde séculos através de falsas promessas, mentiras e infâmias. As palavras são como sementes, por isso devemos escolher atentamente cada palavra, empregando-a sempre com sinceridade e justiça para não criarmos uma sementeira sufocante em nosso destino.

imagem

Com a nossa maneira superficial de examinar a vida, acabamos esquecendo que o modo como falamos atua fortemente no ambiente. A realidade que vivemos está intimamente ligada à qualidade das palavras que pronunciamos e da forma como falamos. Elas moldam os nossos destinos, pois manifestam o que há no íntimo, na sintonização do nosso querer, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio. Saibamos disso ou não, as conseqüências do falar atuam automaticamente atraindo as formas da igual espécie.

Jesus deu a recomendação para que a nossa fala seja sim ou não, pois tudo o que transcende disso é do mal. A irresponsabilidade fez com que o falar leviano, insensato, irrefletido e falso aumentasse como doença contagiosa que hoje se espalha por todas as atividades humanas, carregando caos e desamparo, impedindo a felicidade; na vida nada acontece por acaso, há sempre uma razão, uma causa.

Segundo Abdruschin, necessitamos perceber que o nosso falar é ação que pode criar formas que penetram em toda a vida material. Nesse sentido, a nossa fala deve ser simples e verdadeira, pois possui o poder para construir ou destruir, de conformidade com a espécie das palavras e daquele que as pronuncia.

Na atualidade vivemos o terrível impacto da falta de educação e preparo para a vida. Grande parcela da população permanece inculta, incapaz de entender o que lê, incapaz de redigir um texto, falando pessimamente, sem uma firme diretriz e propósito de vida como manifestação da mente confusa e dos sentimentos contraditórios, mas isso não elimina o poder que o falar tem de formar, resultando no aumento das formas negativas. Devemos nos esforçar para empregar palavras positivas que cooperem construtivamente, aperfeiçoando sempre a expressão da linguagem e o nosso modo de falar.

Sabemos que a sintonização atrai a igual espécie, em seguida se formam os pensamentos, por fim, as palavras que proferimos retransmitem o que permanece em nosso íntimo. Os pensamentos positivos e benéficos, como fruto de uma sintonização boa, atraem qualidades nobres, como amor, lealdade, coragem, justiça. Essa é uma poderosa influência para a qual não temos dado a devida atenção, permitindo que se materializem muitas coisas feias que não deveriam existir.

As palavras não podem continuar sendo empregadas para confundir, enganar e trapacear, iludindo os incautos, gerando confusão e sofrimentos, ao contrário disso elas deverão produzir clareza e alegria, cooperando na benéfica construção de um mundo melhor.