O IRLANDÊS

O filme O Irlandês (Netflix) conta a história de Frank “The Irishman” Sheeran (Robert de Niro) que relembra suas ações como assassino de aluguel da Máfia e sua ligação com a família Bufalino, chefiada por Russel Bufalino (Joe Pesci), tendo como pano de fundo o poder oculto da máfia e suas ramificações com altas esferas.

Frank é contratado por Russel, um manda chuva mafioso, para realizar uma série de trabalhos criminosos. Nas entrelinhas se percebe que o poder é forte, envolvendo as questões do dinheiro grosso e da política, citando o assassinato de John Fitzgerald Kennedy, presidente dos EUA que incomodou por ter enveredado por questões fundamentais do poder. Também mostra a revolta da máfia contra Castro devido às perdas com o fechamento dos cassinos e outros negócios em Cuba; o final trágico do influente sindicalista Jimmy Hoffa, interpretado no filme por Al Pacino; a manipulação nas eleições com visitas a cemitérios para colher nomes de eleitores falecidos.

Eram italianos, irlandeses e pessoas de outras nacionalidades que emigraram para os EUA e cujos destinos os conduziram para o chamado novo mundo para uma construção enobrecedora, mas que friamente dedicaram suas vidas ao dinheiro e poder, conquistados com lutas e sangue numa atividade voltada para a criminalidade para assegurar o poder em suas mãos. Mas como todos seres humanos, também ficaram sujeitos aos efeitos do tempo que envelhece o corpo, anunciando a hora da partida diante da vida vazia de sentido.

Apesar de ter sido um veterano de guerra que recebeu várias condecorações, Frank passou a conciliar a vida de caminhoneiro com a de assassino número um da máfia. Ele acabou confessando que assassinou Hoffa, de quem foi seu guarda-costas e teve uma relação muito próxima com sua família. Com direção de Martin Scorsese, embora um pouco longo, o filme foi premiado em 2019 pelo Critic’s Choice Award pelo melhor elenco, que contou também com a participação de grandes estrelas de Hollywood, como Harvey Keitel, Anna Paquin, Ray Romano, entre outros.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *