GRUPOS COESOS 

Benedicto Ismael Camargo Dutra*

As pessoas com espírito desperto sentem-se úteis quando têm a sensação de estar participando ativamente do grupo a que pertencem e das metas comuns. Úteis por sentirem a importância do grupo e de sua participação no mesmo. Há sempre algo para unir e dar continuidade, desde que haja mútua consideração humana. Muitas pessoas sentem que ao se aposentarem perderam algo.

Na vida moderna, com a fragmentação geral, a sensação de ser útil está sendo perdida, pois tudo vai acontecendo de forma acelerada, gerando aspereza, com redução da generosidade e empatia, e aumento do individualismo, inveja e ânsia de sobressair. Com o passar do tempo, os grupos também vão se fragmentando em função do comodismo geral que vai se alastrando e há o consequente enfraquecimento dos objetivos, inclusive o de fortalecer o grupo de forma continuada.

As metas e propósitos têm de ser permanentemente renovados para que não se enfraqueçam, aglutinando os participantes, motivando-os para fazer bem feito, com a alma, renovando e fortalecendo o ânimo e a coesão para que a sensação de inutilidade não ganhe espaço, impedindo, assim, o surgimento do vazio decorrente do sentimento de não estar mais atuando de forma participativa e contributiva ao grupo e seus propósitos. O grupo se fortalece e cumpre a sua meta.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Prodigy Berrini Grand Hotel, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br. É autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012…e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens”; “A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin – Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *