UM BRADO DE ALERTA

J. Nivaldo Alvarez

“Só pode progredir espiritualmente quem se movimenta por si. O tolo, que se serve das formas já prontas das concepções alheias, como meio de auxílio, segue seu caminho como que apoiando-se em muletas, enquanto seus próprios membros sadios permanecem inativos.”

Estas palavras, contidas na Introdução da Mensagem do Graal - Na Luz da Verdade soam como uma severa advertência, que deveria permanecer, qual um brado de alerta, indefinidamente, no íntimo de todos aqueles que desejam progredir espiritualmente.

imagem

Apenas encontrar a VERDADE, reconhece-la e aceitá-la, não significará que já tenhamos conseguido o máximo de elevação espiritual.

Será necessário vivê-la em toda a sua plenitude e grandeza, com o máximo que nossas forças permitirem, amadurecendo através de nossa própria convicção, caminhando para a frente - na direção da Luz - apoiando-nos em recursos que ELA nos fornecerá mediante nosso desejo sincero de progredir espiritualmente.

Será necessário colocar de lado tudo o que de inútil deixamos acumular dentro de nosso “eu”, através do egoísmo, da vaidade, dos falsos conceitos de amor, de amizade, de caridade e de tantos outros pendores que nos amarram e nos prendem à matéria, tornando assim pesados e lentos os nossos passos dentro da Verdade, quando não os impedindo totalmente.

Por que não ir à “fonte” beber da água cristalina e pura, que jorra indefinidamente, límpida, livre do contato de elementos estranhos, saciando assim a nossa sede, tanto quanto o nosso desenvolvimento assim o necessitar?

Por que ficar acomodado, preferindo receber essa água através de outros, já delimitada em sua quantidade e até, talvez, contaminada por elementos a ela estranhos? Trata-se da mesma água, dirão! Sim, parte daquela água que jorra à vontade para quem dela deseja beber, porém, já sofrendo a influência de terceiros, que determinam a seu bel-prazer a quantidade e a forma do frasco que irá contê-la.

O Criador nos concede a força para a ascensão, e, cada criatura humana, por si só, poderá movimentar a força que lhe é confiada, não podendo, portanto, deixar que outros o façam. Auxílios para o perfeito manejo dessa força cada um poderá encontrar se desejar ardentemente e procurar movimentar-se dentro do grau de compreensão e amadurecimento de que está dotado.

O caminho está à nossa frente. É só dar o primeiro passo!