O PENSAMENTO

J. Nivaldo Alvarez

O pensamento é uma faculdade concedida pelo Criador à criatura humana, a qual mercê de sua utilização correta ou errônea, poderá ascender a páramos luminosos ou despencar para os escombros das trevas.

O pensamento, tão logo gerado pelo cérebro humano, toma forma, e, sendo prontamente fortalecido pelos demais que vêm a seguir, consolida-se e inicia o seu caminho na Criação, juntando uns e juntando-se a outros de iguais espécies, fazendo e recebendo a ação correspondente à que lhe deu origem.

O pensamento fútil, o pensamento malévolo, o pensamento impuro acarreta a corporificação de outros de igual espécie, e o seu retorno, após atingir muitas pessoas (aparentemente inocentes, mas que são fontes geradoras de pensamentos idênticos) poderá, ao encontrar o seu gerador, causar-lhe dissabores ou até mesmo destruí-lo.

A Natureza nos dá um exemplo vivo, que serve de comparação para o que ficou dito acima: o fogo.

imagem

O fogo, quando mal utilizado (ou com descuido) também pode nos causar dissabores, aborrecimentos e até a nossa destruição. Um simples palito de fósforo, aceso e jogado a esmo, poderá provocar o início de um incêndio. Se descuidarmos, o fogo se alastra logo, queima a nossa casa, a do vizinho e provoca outros danos mais. Só então é que, desesperados, pedimos socorro. Depois do fogo dominado, ou quando ele termina o seu trabalho, se ainda estivermos vivos, poderemos ver as consequências do nosso ato.

Entretanto, se utilizados corretamente, tanto o pensamento como o fogo, quantas alegrias nos proporcionarão. O fogo que nos ilumina, nos aquece e nos alimenta, também purifica o ambiente para o nosso conforto. O pensamento também nos alimenta, nos aquece e nos ilumina, purificando o ambiente espiritual, para facilitar a nossa ascensão.

Usemos, pois, essa faculdade e ela será um archote onde a chama estará sempre ardendo, nos iluminando o caminho, na busca do retorno à nossa Pátria Espiritual.

Fonte de consulta: Mensagem do Graal, dissertação “Formas de Pensamentos”