DESPERDÍCIO
(27/06/2004)

Nelson Wagner

imagem

Notamos com tristeza quando um prato de comida é posto no lixo e então nos dói quando pensamos nas muitas pessoas que passam fome neste mundo.

Também ficamos magoados quando vemos as queimadas que consomem nossas florestas ou as derrubadas para o consumo da madeira. Existe também a caça as baleias ou a outros animais para o comércio de produtos de uso supérfluo.

Paramos por um momento e pensamos sobre desperdício que essas pessoas cometem e nos sentimos até um pouco orgulhosos do fato de que se estivéssemos no lugar deles nunca iríamos cometer tamanho erro.

Mas isto é apenas uma visão confortável e superficial que muitos de nós temos. Na verdade somos responsáveis por muitos dos atos de desperdício neste planeta.

Seres humanos conscientes que se preocupam em não desperdiçar os recursos naturais deste planeta tem que atentar em primeiro lugar para a vida cotidiana. Pequenas mudanças em nossos hábitos podem fazer uma grande diferença se muitos de nós fizermos o mesmo.

Tomemos por exemplo a energia. Podemos facilmente diminuir nosso consumo elétrico, seja com uma lâmpada acessa sem necessidade que pode estar desligada ou com uma destas decorações eletro-eletrônicas. Olhe para os carros a sua volta no percurso que você faz diariamente, quantos carros você vê com apenas um motorista? Imagine por um momento se conseguíssemos reduzir o consumo de combustível pela metade. Outros exemplos são os veículos criados apenas para a satisfação da vaidade humana como os carros esportes que gastam o dobro de combustível que carros econômicos, ou então carros sem a mínima regulagem mecânica que além de consumirem mais, poluem muito mais a atmosfera.

Ficaríamos assombrados se pensarmos quantas sacolas plásticas são consumidas diariamente. Claro que a palavra consumida esta longe de ser verdade pois o plástico não se decompõem tão facilmente.

E quanto a água, um dos nossos mais valiosos recursos naturais. Claro que é desperdício a poluição dos rios e dos mares. E por traz desta poluição estão com certeza as comodidades da vida moderna. Seja na falta de reciclagem do lixo, nos agentes químicos e dejetos industriais ou em tantos outros exemplos nos quais não nos preocupamos. Da jaqueta de couro na qual é empregado o cromo no processo de manufatura ao anel de ouro, o qual é extraído mais facilmente com o uso de mercúrio.

Nós ficamos muito acostumados com nossos confortos diários para olharmos com mais atenção e percebermos que em muitos destes confortos estamos acabando com um pouco do nosso planeta.

Conforto que tem sido mantido, nem que isso signifique o desperdício de vidas humanas, seja na mineração de carvão, seja em uma guerra. Parece que o importante é que nosso estilo de vida continue, nem que o preço seja a destruição do nosso planeta e de nossa condição humana.