CONCIÊNCIA BRASILEIRA
Mudando o Brasil Começando por Si Mesmo
(01/05/2007)

Nelson Wagner

Muitas são as teorias, muitas são as idéias, até existe muita boa vontade e interesse quando se fala em mudar o Brasil e tornar o mesmo um país melhor. Mas porque então depois de tanto tempo e de tanto esforço o progresso não se mostra como o esperado?

Diariamente vemos notícias que relatam o aumento da violência, o abuso de poder, a corrupção, a falta de moral e ética, a fome, a desorganização até mesmo simples casos de total incompetência. Estas notícias nos causam surpresa, indignação, tristeza e muitos outros sentimentos, mas no final nos consolamos com algum dizer parecido com"Só no Brasil mesmo"e deixamos o assunto cair no esquecimento, ou colocamos o mesmo de lado pois afinal não há nada que possamos fazer…. Mas será que esta atitude geral da nação, do povo brasileiro não é a principal causa de todas estas atrocidades?

Sim, chamo de atrocidades, pois estamos assassinando a conciência brasileira, corroendo o orgulho nacional, e acabando com o que resta de dignidade do nosso povo, da nossa pátria. E quem devemos culpar por tudo isto? A resposta é simples, VOCÊ, EU, cada um de nós individualmente.

Toda sociedade é composta de indíviduos, assim como um organismo depende do funcionamento de cada célula, assim como uma empresa depende de cada um dos seus funcionários, o bem estar da nossa pátria depende de cada cidadão. Nenhuma mudança pode ocorrer por decisão de poucos governantes, mesmo se tivessemos os melhores, mais honestos e compententes… o que infelizmente não é o caso. E estes só estão lá por que a soma das escolhas individuais assim os colocou lá. Mas mesmo se tivessemos os melhores, ainda assim depende da atitude de cada um, do comportamento, da honestidade, da moral e ética de cada um para que se possa formar um todo positivo.

Juntemos a isto o fato que ninguém consegue modificar outra pessoa, que cada um tendo o seu lívre arbítrio escolhe sua maneira de ser, suas atitudes e por fim seu impácto na sociedade que vive. A conclusão óbvia que resulta disto é que só existe um jeito de melhorarmos nosso Brasil, devemos melhorar a nós mesmos.

Devemos tomar a decisão de que não importa o que se passe a atitude deve ser sempre: Eu vou fazer a coisa certa.

A coisa certa todos nós no fundo dos nossos corações sabemos o que é. Sabemos que o egoísmo pode até nos trazer resultados imetiatos, mas acaba matando o futuro para nós mesmos e para as pessoas a nossa volta. Sabemos como fazer nosso trabalho da melhor maneira possível e com um sorriso de satisfação. Sabemos como tratar com outro indíviduo. Sabemos da importância da natureza, o quanto ela já nos deu e o quanto que devemos dar em troca. Sabemos de todas as qualidades boas do ser humano que podemos despertar em nós.

Como disse anteriormente, não temos a capacidade de mudar a outras pessoas, mas podemos influênciar pelo exemplo, qualquer um que tem consciência sente a pressão de um bom exemplo, se envergonha e reflete a respeito. A outra etapa nesta mudança é que a partir do momento em que estamos"fazendo a coisa certa"temos o direito de que as coisas que se relacionem com a gente sejam feitas da maneira correta. Seja serviços públicos, seja no setor privado, na escola ou no trabalho; se fizermos a coisa certa teremos o direito e o dever de exigir que a coisa certa seja feita.

Agora imaginem que a cada minuto que passa mais um indivíduo se de conta de tudo isto e se esforce em"fazer a coisa certa", logo uma onda pode cruzar o país atuando sobre outros indivíduos, e a cada minuto mais forte esta onda vai crescendo, até que a soma dos indivíduos"fazendo a coisa certa"é a maioria da nação. Então teremos formado um tsunami, e este tsunami de mudanças é impulsinado pela consciência de cada indivíduo, é impulsionado pela nossa Consciência Brasileira.