Segunda-Feira Feliz
(09/10/2006)

O seu fim de semana foi tudo que você desejou. Você viajou para aquele local paradisíaco com a pessoa amada. Ou você foi ao encontro daquele seu amigo que ficou anos no exterior. Ou você foi para uma cidade do interior para pescar e relaxar. Enfim, seu fim de semana foi ótimo e você foi dormir lembrando das coisas boas vividas.

Só que no dia seguinte, segunda-feira, o despertador toca logo cedo. Amuado, você desliga aquela campainha irritante que teima em lembrá-lo que já é segunda-feira.

Mal você acorda, e seu cérebro já repassa o que terá que ser feito: visitar aquele cliente chato, puxar o saco daquela perua metida a madame, enfrentar o chefe que vive pondo terrorismo e pressão em busca de resultados e metas, entregar o relatório até a hora do almoço… Enquanto isso, seu coração acelera, vem aquela sensação de vazio, o chão parece fugir, você engole em seco e na sua boca aparece aquele gosto de cabo de guarda-chuva ou o gosto de corrimão de escada de pensão. E você exclama:

– Maldita segunda-feira!

Tenho certeza que se isto já não aconteceu a você, aconteceu com alguém que você conhece. E eu me pergunto: por que as segundas-feiras têm que ser malditas? O que há de tão errado neste dia da semana? Para mim, nada justifica aquela exclamação. Não é porque vivenciamos um fim de semana esplendoroso e feliz que não podemos continuar com esta felicidade na segunda-feira.

Se você acha difícil iniciar bem a semana, está na hora de colocar em prática sua automotivação. Embora a motivação possa ser-lhe estimulada por seus entes queridos, amigos e familiares ou por pessoas que trabalham diretamente com você, lembre-se que é você o seu maior agente motivador.

Na próxima segunda-feira, ao acordar, em vez de exclamar: “Maldita segunda-feira!”, que tal fechar os olhos, respirar fundo e saudar o novo dia exclamando: “Que bela segunda-feira!”. E se você tiver o hábito de agradecer a Deus este novo dia, faça-o. Pois se você não estivesse de olhos abertos, respirando e pensando, certamente você estaria morto.

Ao sair da cama, faça algo que lhe dê prazer, como ler o jornal ou praticar uma atividade física como dar uma caminhada ou nadar, por exemplo. Reserve a primeira hora do dia para isso. Ao mesmo tempo, exercite pensamentos positivos com relação às coisas e pessoas com as quais você vai lidar durante o dia.

Se durante o fim de semana você teve uma idéia ou um projeto novos, apresente e discuta com os membros de sua equipe. Isto poderá ser um novo desafio a ser vencido. Certamente você vai iniciar a semana de forma mais criativa e mais produtiva.

Se na segunda-feira você vai iniciar o desenvolvimento de um novo projeto ou uma nova atividade, já comece dando o melhor de si. Ao final do dia você e sua equipe merecerão todos os elogios. Mas lembre-se: nunca empurre nada para o dia seguinte. Não perca seu tempo pois você poderá se arrepender. No dia seguinte, suas obrigações já serão outras e o amanhã já será passado.

Ah! Se você consegue ser bem humorado de terça a domingo, o que o impede de sê-lo também na segunda-feira? Manter o bom humor em todos os momentos de nosso dia faz as horas passarem mais rápido além de trazer inúmeros benefícios. A prática do bom humor libera endorfinas, substâncias que nos dão a sensação de bem estar, aumenta as defesas do nosso organismo, aumenta a oxigenação do sangue, fortalece o músculo cardíaco, etc. Além disso, aumenta nossa capacidade mental onde nos tornamos mais criativos e faz com que mantenhamos um “alto astral” até o final do dia.

Carpe diem, ou seja, aproveite o seu dia. Lembra-se desta expressão no filme Sociedade dos poetas mortos? Aproveite o seu dia. Mas para isso, faça aquilo que você gosta e que lhe dá prazer. Não importa sua atividade. Trabalhe duro, respeitando seu ambiente de trabalho e sabendo que as pessoas não são todas iguais e que também existem diferenças. E são estas diferenças que fazem a vida parecer complicada quando o complicado pode ser você mesmo. Simplifique-se! Descubra-se! Morremos a cada noite para renascermos melhor no dia seguinte (se quisermos, é claro).

Se você mudar sua atitude mental e aceitar as segundas-feiras não como o início da semana mas como um “renascer” semanal, seguramente você fará deste dia o melhor dia da sua semana, porque de terça a domingo…