Caminhar é Preciso
(21/12/2006)

Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo. (Lao-Tsé)

Para tudo na vida existe sempre o primeiro passo. O primeiro passo para a alfabetização é a escola fundamental. Para o curso superior, é o vestibular. Para se abrir um negócio, é a pesquisa de mercado. E, para se ter saúde, o primeiro passo… é dar o primeiro passo.

A partir do século XIX, quando começaram a surgir os meios de transporte, carros e bondes, iniciou-se o sedentarismo humano. Algo que vem se acentuando até os dias de hoje aliado aos controles remotos, computadores e afins. Como o ser humano se movimenta cada vez menos (maior sedentarismo) estamos nos tornando cada vez mais obesos, cardiopatas, diabéticos e com colesterol alto. Estamos ficando mais comodistas… e mais doentes.

Entretanto, existem inúmeros programas de atividade física para combater este mal. Mas, entre eles, o caminhar tem sido o mais recomendado pois diminui a incidência de diversas doenças e combate outras tantas como a obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes, excesso de triglicérides no sangue e vícios como o tabagismo. A caminhada regular também tem sido indicada para pessoas portadoras do vírus da AIDS, onde há melhora na concentração da gordura localizada no abdômen.

Então, que tal trocar, a partir de agora, 20 minutos…, isso mesmo, 20 minutos que você passa sentado em frente à televisão por uma caminhada? E se você tiver pouco tempo para isso, divida este tempo para ir à padaria, à farmácia ou ao banco. O benefício será o mesmo, desde que seja diário. Para se ter uma idéia, o ideal seria que déssemos 10000 passos por dia.

Se você resolveu aderir a este hábito, então atente para as seguintes regras:

Em termos de queima de calorias, uma caminhada produz um gasto calórico de 200 a 400 Kcal/hora, embora a queima das “gordurinhas” depende da idade, sexo, condicionamento físico e metabolismo do praticante.

A caminhada não exige um grande esforço físico, pode ser praticada em qualquer idade, não necessita de exames clínicos prévios (exceto em alguns casos), não necessita equipamentos e pode ser realizada sem parceiros e em qualquer local que se deseja. E beneficia não só o corpo, mas também a mente. Além disso, uma caminhada bem executada, traz os mesmos benefícios de outros esportes, como a natação e o ciclismo.

A caminhada tem inúmeras vantagens, quais são:

Portanto, mexa-se! Abaixo o sedentarismo!

Lembre-se que muito da nossa própria saúde só depende de nós. E a manutenção da mesma pode ser conseguida com o simples ato de se caminhar 20 minutos por dia. Basta criarmos o hábito. E, se o criarmos, nosso corpo e nossa mente serão eternamente gratos.