Em Tempos de Mudança, Mude!
(23/12/2006)

“A única coisa imutável é a mudança” (Heráclito)
“Na natureza nada se cria, tudo se transforma” (Lavoisier)

Inicio este texto com duas citações clássicas, a primeira de um filósofo grego (544-484 a.C.) e a segunda de um químico francês (1743-1794) os quais, cada um a seu modo, deixaram contribuições valiosas para a humanidade.

Isto para lembrar que, em pleno século XXI, tudo e todos estão, a cada momento, sofrendo processos de mudança. Especialmente o mundo do trabalho já apresenta novas formas de se trabalhar, onde o antigo (emprego com carteira assinada) dá lugar ao novo (prestação de serviços nas suas diferentes opções).

E isto também está acontecendo na Odontologia. Podemos observar que o cirurgião-dentista, principalmente o recém formado, já inicia suas atividades profissionais com seus olhos voltados para esta nova realidade.

Abrir um consultório próprio e ser um profissional autônomo passou a ser não a primeira opção, mas uma entre diferentes alternativas para o exercício profissional da Odontologia. Hoje o cirurgião dentista poderá optar entre:

Como pode ser visto, o campo de atuação do cirurgião dentista, nos dias de hoje, é muito diferente do que há vinte anos atrás.

Por outro lado, se o CD quiser trabalhar em consultório próprio ou em clínicas de colegas, além da sua competência técnica, o profissional deverá saber identificar quais as novas demandas que a profissão exige e adequar-se para atendê-las.

Além disso, o marketing pessoal é de fundamental importância para que ele possa “vender” seus serviços, gerando trabalho e a respectiva remuneração, e se firmar como um profissional conhecido e lembrado pelos seus clientes. Para mais, cultivar uma rede de relacionamentos (networking) com seus colegas, amigos e outros profissionais também é importante visto que tais pessoas são, potencialmente, seus futuros pacientes.

Devemos sempre manter vivo em nossa memória que, assumindo o papel de cirurgião dentista, nos transformamos em um produto diferenciado que requer transformações constantes.

Devemos, para ter sucesso profissional, ser um “objeto de desejo” das pessoas que nos procuram. E, para isso, devemos nos re-inventar e transformar continuamente. Caso isso não ocorra… bem, você será, como profissional, lembrado pela frase “Fulano (a) morreu. Só esqueceu de se deitar”.