A VIDA E O TRABALHO
(29/08/2003)

A vida é uma coisa muito séria, mas isso não significa que as pessoas devam ser antipáticas e rabugentas, ao contrario, devem ser alegres e otimistas. Contudo não podemos nos iludir, devendo reconhecer a realidade da forma como se apresenta, com altos e baixos, com turbulência e violência, e com a esperança de que há um melhor futuro para ser alcançado.

imagem

A vida requer trabalho, atividade construtiva e beneficiadora. Mas antes que pudesse haver vida deveria surgir uma estrela para os seres humanos. A formação do Planeta Terra é um acontecimento inenarrável.

Dos gases e da matéria estelar surgiu uma enorme bola de fogo borbulhante. Após longos períodos de transformações as nuvens de gás esfriavam, transformando-se em vapor de água e água que se precipitava sobre o Planeta como um dilúvio durante milênios. A água da chuva evaporava imediatamente formando outras nuvens. Depois de muito tempo, com o resfriamento, surgiam as primeiras poças de água. Finalmente surgiu vida na água. (Ver o livro“Os Primeiros Seres Humanos”, de Roselis Von Sass).

Há três milhões de anos surgiam os primeiros seres humanos. Eles não conheciam o trabalho da forma como trabalhamos atualmente. O seu trabalho consistia numa atividade de sobrevivência. Coletar alimentos, frutas, pesca, caça. Construir abrigos ou procurar por eles nas cavernas. Produzir as próprias vestimentas. Construir pontes e estradas.

Havia muita fartura. A população era diminuta. Viviam em paz e alegria exatamente como as crianças.Trabalhavam espontaneamente pois tudo na natureza ensinava movimento e atividade construtiva seguindo o ritmo natural. Sua radiante alegria era conseqüência do trabalho abençoado que realizavam. Assim passaram-se milhões de anos que deveriam ser dedicados à evolução e ao amadurecimento. Ao invés de evoluírem os seres humanos ficaram estagnados.

Dentre muitos erros cometidos foi introduzido o trabalho escravo, desvirtuando o real sentido da atividade humana, para satisfazer a cobiça e a sede de poder.

SÉCULO 21

imagem

O ser humano alem da parte instintiva possui o poder de decidir. O Livre arbítrio que o capacita a tomar decisões e influir no meio ambiente, a força da resolução da livre vontade.Intuição e raciocínio.

Deveria alcançar a compreensão do significado da vida. A população humana deveria se ter mantido dentro dos limites adequados. O controle da natalidade deveria ser exercido pelos próprios humanos, através da paternidade responsável.

A mãe prudente que se resguarda propicia oportunidade para espíritos de boaíndole que querem evoluir. As descuidadas poderão atrair as chamadas “ovelhas negras”. A maternidade é um processo delicado, complexo, árduo, que requer muito amor. O organismo feminino é muito exigido. Os cuidados com o bebe exigem muita dedicação e tempo. Impõe-se um planejamento familiar. As mães também precisam ter vida própria e não ficar o tempo todo cuidando de filhos. Dois, no máximo três filhos para cada mãe é um bom limite. Tanto mais complicado é quando a gravidez já surge na adolescência, e meninas despreparadas para a vida se tornam mães enfraquecendo-se a si mesmas e aos filhos que gerarem que poderão engrossar as fileiras das pessoas marginalizadas. Temos então mais um fator desagregador favorecendo o crescimento do poder paralelo, enquanto o Estatal perde vitalidade face ao descontrolado endividamento interno e externo, não obstante à austeridade fiscal dominante nas contas públicas.

Pais e mães devem ajudar os filhos a evoluírem. Ao se tornarem adultos, os filhos devem se tornar independentes para se fortalecerem, evoluírem e darem a sua contribuição positiva ao País.

A intuição foi sufocada pelo ser humano, o instinto foi rebaixado. A procriação humana extrapolou aos limites previstos. E justamente as mulheres mais despreparadas estão gerando de cinco a seis filhos, sem que as autoridades governamentais consigam estimular o fortalecimento da estrutura familiar e oferecer uma esperança de melhor futuro.

Avisos e advertências não têm faltado. No Brasil, conforme relata Gilberto Dimenstein, FSP., de 24/08/2003, em estudo concluído com base em dados do IBGE, 3,7 milhões de jovens estão sem emprego, e acrescenta. “O dado mais grave é o seguinte: 4,5 milhões de jovens não trabalham, não estudam nem procuram emprego, vivendo na inatividade. Não fazem parte nem sequer doíndice de desemprego, é gente que já desistiu de tudo”.

Não podemos deixar de incluir aqui as ponderações do Dr. Drauzio Varella. Escrevendo para a FSP., em 23/08/2003, sobre o tema da natalidade, ele diz que “Nove meses de gravações de uma série sobre a gravidez, realizada para a TV em cinco cidades brasileiras, fortaleceram em mim a convicção de que, se não tomarmos providencias imediatas, a violência urbana nas próximas décadas nos fará sentir saudades da paz que ainda desfrutamos em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro”.

Atualmente mais de 6 bilhões de pessoas habitam o planeta.

São muitas pessoas esparramando lixo de todas as espécies. Sujeiras e detritos que impedem o surgimento de floridos jardins.

Lixo mental que polui o mundo mais fino com pensamentos da mais baixa espécie. Ainda existem pessoas que procuram desenvolver beleza a sua volta, mas uma grande maioria está focada tão somente no atendimento de suas necessidades corporais, pensando apenas em comida, bebida e distrações, e são fortemente estimuladas a esse comportamento, relegando tudo o mais a plano secundário.

Esqueceram do coração, de olhar para as belezas em sua volta, de alimentarem aspirações mais elevadas, incapazes de se ocuparem em contribuir para o embelezamento do mundo em que vivem!

Todos dependem da água e do ar para se manterem vivos, necessitando de alimentação e moradias, produzindo lixo e dejetos que requerem tratamento especial para não contaminar o meio ambiente. Estamos atravessando uma fase de profundas alterações climáticas, e tudo contribui para o agravamento, pois as pressões econômicas reduzem as preocupações com a preservação ambiental.

Tudo se torna mais difícil: produção de alimentos, moradias, vestimentas, tratamento da saúde. Existem muitas pessoas para cada emprego disponível. As esperanças em um futuro melhor se reduzem. Estamos vivendo um momento de muitas dificuldades. A economia ficou refém da energia disponível, sendo o petróleo a base fundamental que tem limites finitos.

Estamos como o remador na correnteza. Torna-se necessário muito esforço para não sermos levado para trás. É uma questão de sobrevivência. Contudo as oportunidades estão a espera de quem as procure. Cada indivíduo forma o seu futuro, devendo aproveitar toda essa pressão para o desenvolvimento pessoal.

Mais do que nunca é necessário competência. Trabalhar com vontade, com dedicação, desejando sempre fazer o trabalho com capricho. Esse é o caminho da competência. Sem isso não há alegria, não há progresso.

A vida não é um parque de diversões. É necessário que tenhamos algo útil a fazer. Corpo e mente devem estar preparados para realizar nossa vontade interior. Necessitamos de impulsos exteriores. De termos obrigações a cumprir e comprometimento com o trabalho.

Todos os trabalhos sempre requerem a tomada de decisões. Cuidado para não tomar decisões insensatas. É indispensável errar menos, não errar. É preciso estar atento, corrigir logo os erros, analisando as decisões tomadas, examinando as conseqüências antes de agir, buscando os melhores resultados, usando o raciocínio e consultando a intuição.

Examine o que é prioritário, o que precisa ser feito primeiro.

REDESPERTANDO A INTUIÇÃO

Não fique acomodado esperando a vida passar. Dêum sentido mais elevado as suas atividades. Movimente-se interiormente, desenvolva as forças a fim de adquirir o necessário para a vida.

Muito importante querer viver bem, com saúde, energia, entusiasmo e alegria.

Querer ter vida longa e útil. Viver com plenitude. Evitar a raiva e o descontentamento.

Fazer exercícios. Por o corpo em movimento. Trabalhar de corpo e alma para desenvolver o Auto Respeito e Confiança em si próprio. O ser humano não é máquina. O nosso trabalho deve ter um diferenciador, pois somos seres humanos. A diferença está na intuição que examina atentamente o que está fazendo, antevendo as conseqüências boas ou más, evitando as ocorrências desagradáveis e perturbadoras.

Quando trabalhamos com dedicação a intuição poderá visualizar as conseqüências com antecedência, os robôs não fazem isso. Trabalho de qualidade requer recursos humanos de qualidade.

A vida é tão maravilhosa os seres humanos se afastaram do sentido da vida. Perderam a “abundância que lhes fora presenteada pela bondade da Luz.

Enquanto eles se moviam na sabia atuação, que não desperdiçava nada, e que não deixava nada se estragar, e enquanto cuidavam e se utilizavam com amor de tudo o que vive, sem explorá-lo, repousavam abundância, benção e alegria sobre todas as suas atividades...”

imagem

Fortaleça os pensamentos de Amor. Elimine o medo. Tenha Confiança. As coisas vão melhorar para os que se esforçam. No século passado enfrentamos duas guerras mundiais. Após o brutal balanço do número de mortes e mutilações provocadas pela Segunda Grande Guerra, muitos estudiosos passaram a desenvolver profundas reflexões sobre os fundamentos da civilização humana. Os anos 60 e em parte 70 foram palco de muitos estudos e analises sobre a real situação da vida. Não somente as pessoas de maior cultura, mas também a população em geral apresentava um vivo interesse em perscrutar a vida em sua essência.

Com o anseio por prazeres e a pressão aumentada pela luta da sobrevivência, lamentavelmente esse impulso ficou estagnado.

Cada um deverá se esforçar em buscar o aprimoramento contínuo, sentindo-se como uma criatura que beneficia a vida, promovendo o bem estar geral.

Deveremos nos transformar em eternos aprendizes, aprendendo com a vida, aprofundando no conhecimento das leis que regem o funcionamento da Criação, da qual fazemos parte como criaturas humanas, para agirmos amparados pela energia que delas emana, alcançando a paz e o progresso para o beneficio de todos, para o embelezamento da cidade e do Planeta em que vivemos.

Necessitamos colocar a alegria da Luz em nossos cérebros e a força da Luz em nossos corações. Assim seremos vencedores e alcançaremos um melhor futuro!