No século XXI a vida humana ficou reduzida a uma rotina massacrante e renhida luta pela sobrevivência; o materialismo atingiu o seu auge, a busca do sentido da vida foi posta de lado. A população não está consciente da gravidade da situação, e está sendo conduzida para o descontentamento sem saber onde buscar esperança.
Grande parcela das novas gerações age com o chamado “espírito” da época, isto é, do século 21, que não quer se preocupar com os porquês, desejando se entregar ao momento, aproveitando a vida como pode. Considera o futuro desconhecido e incerto ao perceber que ninguém consegue entender a complexa situação nem encontrar soluções efetivas.
O estudo e trabalho precisam estar focados no desenvolvimento humano e no auto aprimoramento pessoal, que deveriam se constituir na grande motivação da vida, a começar pela família, continuando na escola e recebendo todo o apoio da mídia. Quando isso ocorrer, serão eliminados os abismos entre as gerações, consolidando-se um ideal em comum e a mútua confiança, pois o significado da vida é permanente, o que mudam são os relacionamentos em função das novas formas e tecnologias disponíveis.
Ensinar as novas gerações a ler, escrever e usar o computador não é suficiente. Devemos despertá-las e prepará-las para assumir a posição de seres humanos que saibam cuidar do planeta e beneficiar a vida em todos os sentidos, com a certeza de que dessa forma alcançaremos um futuro melhor! Temos uma população jovem que não recebeu o necessário preparo. Urge sairmos dessa visão fragmentada que separa o aprendizado da vida, a escola e a atividade profissional. Tudo está interligado.
Incentivar o bom preparo das novas gerações, motivando-as para uma vida feliz, produtiva, com sustentabilidade e responsabilidade deve ser a prioridade da sociedade humana, tendo como meta a formação do ser humano desenvolvido, como base para uma forma de viver benéfica e consentânea com a nossa espécie.
Ainda sabemos muito pouco sobre a natureza e suas leis. Existem muitos segredos na Criação que só poderão ser desvendados pelo ser humano desenvolvido e preocupado com a melhora das condições gerais de vida. Temos sempre de aspirar ao mais elevado nível que o ser humano possa alcançar, para isso cada indivíduo deve se preparar, se fortalecer, reconhecer, estudar e adquirir confiança nas leis naturais da Criação que estabelecem o funcionamento harmônico do fluxo da vida, e a elas tudo se subordina. A Mensagem do Graal, de Abdruschin, editada em três volumes, mostra o caminho que o ser humano deve percorrer, a fim de encontrar a razão de ser de sua existência e desenvolver todas as suas capacitações.