DIA ZERO

Nova série na Netflix em seis capítulos

Conceitualmente, Dia Zero se refere à vulnerabilidade de segurança em sistemas de informática que permitem ataques cibernéticos sofisticados por hackers, por meio da utilização de brechas no software antes que possam ser corrigidas, sendo que o desenvolvedor tem apenas zero dia para conseguir eliminá-la.

A série mostra o caos provocado por um ataque cibernético trágico que comprometeu sistemas essenciais, com vidas ceifadas e interrupção das atividades bancárias levando a população a se colocar na porta dos bancos reclamando o seu dinheiro. Robert De Niro interpreta George Mullen, ex-presidente dos EUA que é chamado para comandar a investigação batizada de Comissão Dia Zero, enfrentando muitos opositores, interesses contrários e armadilhas para chegar à verdade.

Em resumo, a série mostra a desordem geral criada pelas lutas pelo poder, as mentiras, o oportunismo daqueles que querem se aproveitar da nação para enriquecer e exercer o poder. Embora um pouco arrastado, visando criar um clima tenso de ansiedade, o enredo mostra a situação da humanidade que poderia ter construído uma forma de viver com muito mais qualidade.

Mullen demonstra seu amor pelos Estados Unidos de forma implacável: “não podemos deixar que esta nação continue afundando”. Ele, inclusive, foi confrontado por sua filha que o considera velho e incapaz de compreender como agem as novas gerações e, por conta disso, deveria renunciar. O fato é que as velhas gerações ainda têm algum ideal, enquanto grande parte das atuais estão voltadas para o dinheiro e prazeres. Um filme realista que foi até onde é possível revelar nas atuais condições geoeconômicas, mas inegavelmente o futuro da humanidade está cercado de incertezas.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *