Este ano o estado da Florida nos Estados Unidos foi atingido pelo maior número de furacões das últimas décadas. Mal uma das tempestades terminava deixando mortos e destruição logo outra se formava, assim até o momento quatro furacões varreram a costa leste dos Estados Unidos. Não só os ventos mas as inundações causaram danos em varias cidades americanas.
Os furacões varreram também os noticiários, tirando o espaço da campanha eleitoral ou da guerra contra o “terror”. A cada dia novas imagens de destruição, ou de ventos poderosos eram vinculadas como um alerta aqueles que permaneciam a salvo longe destes lugares. Aqueles que não foram afetados diretamente pela força da natureza aguardam agora as consequências desta temporada de furacões, entre elas o aumento no preço dos combustíveis e as doenças causadas pelas inundações.
Estas tempestades devem ser vistas como duros golpes da Lei da Reciprocidade, ainda mais se focarmos o modo de vida da maioria do povo que vive nos Estados Unidos que põe o conforto, o consumismo e indolência acima do amor pela natureza, assim como acontece em varias outras nações. Não devemos culpar somente o governo americano por não se importar com os acordos ecológicos internacionais, mas principalmente a indolência do povo que não pode viver sem seu comodismo material.
Deve se destacar aqui uma qualidade do povo americano, o serviço voluntário em prol do próximo. A cada furacão que passava se seguia um grande número de voluntários que levavam auxílio aos atingidos. Pessoas de todo o país foram a Florida para prestar ajuda sem nenhum interesse financeiro, afiliados ou não a organizações como a Cruz Vermelha estavam a postos as vezes antes mesmo dos ventos tocarem nas costas americanas.
Se prestarmos atenção nos acontecimentos atuais teremos a impressão que todo o globo esta sobe uma operação de limpeza, onde primeiramente é necessário usar de uma escova poderosa para que a sujeira possa ser primeiramente solta, e posteriormente retirada. A cada dia podemos ver a atuação dos entes da natureza no que parece ser uma escalada sem precedentes no número das ditas catástrofes naturais.
Sejam as tempestades na costa leste, os tornados no centro ou as queimadas no oeste, sem citar inúmeros outros acontecimentos, tudo ainda pode ser visto de um lado positivo. Estes acontecimentos podem com sua força sacudir o espírito humano e acordá-lo, trazendo movimento a várias pessoas que de outra forma não teriam razão nenhuma para despertar e refletir sobre o sentido da vida. Uma vida fácil e cômoda não gera o necessário movimento que o indolente espírito humano necessita para sua ascensão nos dias de hoje.
Quantas pessoas só depois de uma experiência aterroradora conseguem direcionar sua vida para as coisas que realmente importam. Assim também cada pessoa que perdeu a sua casa, que teve suas posses destruídas, ou que sofreu com a passagem das tempestades, na Florida ou nos estados vizinhos, tem a oportunidade de se perguntar o porque disto tudo, e se humildemente procurar a causa nas suas próprias ações, terá a ajuda necessária para entender o acontecimento e se movimentar da maneira que deve, podendo assim evoluir e conquistar um futuro melhor para sua existência.
Sejam os acontecimentos climáticos nos Estados Unidos e ao redor do mundo, sejam as guerras e os distúrbios sociais todos são consequências das nossas próprias ações. É preciso de uma vez por todas nos separarmos da sujeira, antes que a água da faxina seja posta fora. E as vezes são justamente os sofrimentos causados pela ação da natureza agindo de acordo com a Lei da Reciprocidade que nos ajuda a nos afastarmos da vida vazia, sem alvo elevado, evitando que sejamos arrastados juntamente com a água suja.