O Livro da poetisa Rose Aimeé concretiza o forte apelo de sua alma nobre em defesa da natureza. Desde os anos 1970 a escritora vem atuando em defesa da preservação das florestas, dos rios e mares; das flores e criaturas que a habitam o maravilhoso mundo da natureza. É dela o apelo aos humanos:
“Que novamente se torne vivo em cada um de nós o amor à natureza, despertando o anseio de protegê-la e preservá-la para as gerações futuras.”
Veja os comentários de alguns leitores:
São belos poemas que deveriam ser lidos nas escolas primárias, para que a criança – o Homem de amanhã – cresça amando a natureza. Digo sempre: “O que se aprende nos primeiros anos da vida jamais se esquece”.
Dr. Oswald Moraes Andrade
Médico Psiquiatra
Fundador e presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro
Por que os homens destroem tanto a natureza? Rose Aimée defende a natureza com toda sua poesia e amor: flores, folhas, árvores, pássaros, ninhos, lagos, florestas, mar… Por seu nome logo sentimos que é mais Natureza que todos nós: ela própria é Rosa. E vem de onde? Do mar…
Roberto de Carvalho Rocha
Diretor do Colégio e Faculdade Christus
O livro “Folhas… E Mais Folhas!”, de Rose Aimée, é um eloquente exemplo de como a Poesia pode ter uma função social, no caso, a defesa da vida, ao empregar versos na luta pela preservação da natureza. Rose aplica em seu livro o preceito horaciano “docendo cum delectare”.
Roberto Pontes
Professor Doutor do Departamento de Literatura da UFC
A poetisa Rose Aimée Dummar Ary, com sua arte despojada e simples, por vezes tocante, e quase sempre bela, como vemos nas páginas de “Folhas…e Mais Folhas”, escreveu poemas que Horácio Dídimo considerou, com sua profunda visão poética, “uma revoada de pássaros”.
É um livro graficamente muito bom, revelando, conteudisticamente, uma autora de muita sensibilidade, cujos versos lemos com o maior agrado, encontrando momentos de inefável ternura e elementos poéticos sobre os quais meditamos, pelo que nos revela de sua visão do mundo.
Arlur Eduardo Benevides
Presidente da Academia Cearense de Letras
Na expressão deste livro de versos, encontramos um "testamentum" que traz o sentido da aliança do talento literário com a vida em defesa da natureza!
A natureza é a referência mais próxima da vida. E esta precisa ser defendida para a plenitude, até da beleza, de tudo que nos cerca! A natureza é a melhor revelação do Criador e, por isso, deve ser preservada. Com este segundo livro de poesias a autora Rose Aimée, certamente, assegura um lugar de honra entre os que têm dito coisas lindas em favor da vida.
Luis Queiroz Campos
Presidente do Instituto Brasil-Estados Unidos – CE
Árvores
Seguem para o alto,
Buscando a luz solar.Pássaros
Percorrem estradas
Invisíveis aos olhos humanos.Felinos
Seguem por trilhas
Escondidas no matagal.Répteis
Se esgueiram
Por caminhos sinuosos.Homens
Dilaceram a floresta
Para abrir estradasConduzindo
para o
nada.