O TALENTO PARA FALAR
(11/12/2012)

Marcus Buckingam

imagem

Se estudar o general Colin Powell e outros comunicadores, a pessoa inteligente vai perceber que grandes oradores parecem sempre começar explicando à plateia o que vão dizer. Depois passam a fazer exatamente isso. Por fim, concluem rememorando com a plateia o que eles acabaram de ouvir. Essa sequência representa a técnica mais básica de falar em público.

  1. Comece sempre dizendo às pessoas o que você vai falar a elas;
  2. Fale a elas;
  3. Diga a elas o que você falou a elas.

Os grandes oradores não falam de improviso. Sabem que histórias vão contar, ensaiam essas histórias para si mesmos em voz alta, jogando com as palavras, ênfase, ritmo

  1. Anote qualquer história, fato ou exemplo que encontre eco dentro de você;
  2. Pratique em voz alta. Ouça a si mesmo pronunciando as palavras;
  3. Essas histórias vão se tornar suas “contas” como as contas de um colar;
  4. O que você tem de fazer quando dá uma palestra é enfileirar as contas na ordem apropriada, e sua apresentação parecerá tão natural quanto uma conversa;
  5. Faça um arquivo ou fichário para continuar adicionando novas contas ao seu colar.

Se você aprender as técnicas de falar em público, pode lograr ser um comunicador melhor, mas precisa do talento para ser tão bom quanto o general Powell. Ele foi dotado de um talento que o habilita a se tornar bem articulado quando está no palco. De alguma forma, seu cérebro filtra as faces das pessoas à sua frente e lhe traz mais palavras, palavras melhores, e rapidamente. Sem esse talento, você pode seguir o passo-a-passo da técnica, mas continuará se debatendo em vão para ter um desempenho excelente.

A empatia é o talento para captar e compreender os sentimentos de outras pessoas. A empatia se manifesta de forma instantânea (intuitivamente). Você pode sentir as emoções das pessoas ao seu redor. Pode sentir como se as sensações delas fossem suas. Intuitivamente, você é capaz de ver o mundo através dos olhos delas e compartilhar suas perspectivas. A capacidade de compreender é poderosa. Você ouve as perguntas que só foram pensadas. Prevê necessidades. Você encontra as palavras certas e o tom adequado.

Fortaleça suas capacitações que os talentos irão aparecendo. O talento é descrito como uma aptidão ou capacidade natural, é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente. O talento da comunicação é aquele que põe emoção nas palavras.

Pessoas dotadas do talento da comunicação gostam de explicar, de descrever, de falar em público e de escrever. Ideias são um árido ponto de partida. Acontecimentos são estáticos. Você sente a necessidade de trazê-los à vida, de energizá-los, de torná-los empolgantes e nítidos. E então, você transforma acontecimentos em histórias e exercita o ato de contá-las. Você pega a ideia árida e lhe dá vida com imagens, exemplos e metáforas. Acredita que a maioria das pessoas tem uma capacidade muito pequena de concentração. São bombardeadas por informação, mas muito pouco disso sobrevive.

Seu objetivo é que a informação que você apresenta sobreviva. Quer atrair a atenção das pessoas, fazê-las refletir. É isso que motiva a busca da frase perfeita com expressões vibrantes e vigorosas combinações de palavras. Palavras que formem imagens que despertem o interesse e levem as pessoas a refletir e a agir.