EXÉRCITO BRASILEIRO, BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA

O Rotary Club de São Paulo recebeu em 04 de setembro de 2019, o General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, orador do dia, que proferiu palestra sobre o Exército Brasileiro.

“Braço Forte – Mão Amiga” é o slogan do Exército Brasileiro, criado há algum tempo e sempre atual. As Forças Armadas são instituições permanentes assim definidas na Constituição Federal. A presença do Exército Brasileiro não é apenas de combate, mas de formação do cidadão.

O Portifólio “Braço Forte – Mão Amiga” que é o Portifólio Estratégico do Exército, tem alguns projetos como:

O Projeto Guarani que tem o objetivo de dotar o Exército Brasileiro de uma nova família de blindados sobre rodas. Os principais benefícios deste projeto são: fortalecimento das ações do Estado na segurança e defesa do território nacional; elevação da capacidade tecnológica da indústria nacional; diversificação da pauta de exportações; ampliação da capacidade de dissuasão do Estado brasileiro e emprego no apoio à Defesa Civil.

O Projeto Proteger amplia a capacidade do Exército Brasileiro de resguardar as estruturas estratégicas terrestres do país, tais como ferrovias, aeroportos, usinas hidrelétricas, portos etc. Ele também servirá como complemento aos sistemas de segurança pública do país.

O Projeto Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) fortalece a capacidade de ação do Exército Brasileiro na faixa de fronteira do país. Trata-se de um conjunto integrado de recursos tecnológicos, tais como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir vulnerabilidades na região fronteiriça. Fonte: Boletim 4235 RCSP

Aproveitando a oportunidade, o rotariano Adolfo Milani pediu esclarecimentos sobre a questão das queimadas na floresta amazônica. O general Amaro então explicou que não houve nada de extraordinário em relação aos anos anteriores, apenas ocorreu neste ano um maior ruído da mídia e de alguns políticos que se serviram da situação para se promoverem e lançarem inquietação desnecessária, e assegurou que o governo e as forças armadas estão atentos, em que pese a enorme dimensão da floresta e sempre há irresponsáveis e inescrupulosos querendo tirar vantagens.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *