REPENSAR A EDUCAÇÃO
O livro Repensar a Educação, de autoria de Inger Enkvist, analisa por que o homem necessita da educação, como esta se desviou durante a metade do último século e o que deveria ser feito para que voltasse a ser vista de forma positiva.
Nas últimas décadas, a política e a ideologia conquistaram a escola através de uma série de teorias que não tem como finalidade a aquisição do conhecimento, apenas a transformação da sociedade. O que se chama de crise da educação é a consequência lógica de impedir que a escola desempenhe sua função de instituição de ensino, e de dar a ela uma série de tarefas além das de sua natureza.
Este livro (https://pt.slideshare.net/Prometeusone/repensar-a-educacao-inger-enkvist) chama a atenção de pais de alunos, professores, políticos, jornalistas e do mundo acadêmico acerca destas questões.
É função dos adultos transmitir o legado da civilização aos seus descendentes, pois não se absorve isso automaticamente. Como diz Inger, “Em nenhuma ocasião histórica sobreviveu um grupo que não tenha sido capaz de formar a geração que lhe sucedia”. Mas será que as novas gerações estão sendo bem formadas? Ou estariam elas, em nome de uma pretensa “liberdade” plena, sendo deformadas?
O que vemos em quantidade cada vez maior são adolescentes indisciplinados, rebeldes, agressivos, e com péssima formação intelectual e cultural. A ausência de limites é a marca registrada da geração que merece a alcunha de ‘mimimi’, pois, mimada ao extremo, confunde desejos com direitos. Afinal, “um jovem que não entende o conceito de limite se torna insolente e insuportável”.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!