GANÂNCIA E PREPOTÊNCIA

Os chefes de Estado presentes à Cúpula Celac – União Europeia 2023, realizada na Bélgica, reconheceram e lamentaram profundamente o sofrimento incalculável infligido a milhões de homens, mulheres e crianças como resultado do comércio transatlântico de escravos. A escravidão e o tráfico de escravos foram tragédias terríveis na história não apenas por causa de sua barbárie abominável, mas também em termos de sua magnitude, natureza organizada e, especialmente, sua negação da essência das vítimas, e que essas práticas são um crime contra a humanidade.

No geral, os ganhos com o trabalho escravo foram transferidos para a Europa, praticamente nem permaneceram na América Latina. A fidelidade ao solo do nascimento implica ligação afetiva com a terra e, consequentemente, com contribuições espontâneas para a melhora das condições gerais de vida, mas isso não significa comunismo ou coletivismo.

As empresas passaram a operar em escala mundial, quer dizer, sem pátria, e muitas pessoas fazem o mesmo. Aqueles que deveriam cuidar do seu pedaço se mostram displicentes; os que estão distantes não têm empatia. Mas o planeta é um, composto de vários povos e regiões que apresentam diversidade; a uniformidade suprime isso. Como consequência, a riqueza auferida numa região traz poucos benefícios a ela e a seu povo.

A tragédia de um povo é quando as pessoas, em vez de receberem aprimoramento, são deixadas ao abandono, sem bom preparo para a vida, sem vontade forte para progredir como ser humano, sem capacidade para interpretar textos simples e fazer pequenos cálculos. Dessa forma está feito o declínio tipo colonial que resulta num povo atrasado e a serviço de interesses externos, repositor de commodities para os povos desenvolvidos de melhor renda, e nisso os governantes têm grande parcela de responsabilidade.

Assim como um prédio que tem um andar sobre o outro, a economia segue o mesmo impulso dinâmico levando à produção agropecuária, criação de fábricas, lojas, escritórios e moradias que ampliam a arrecadação. Agora se dá o contrário; cada coisa desativada provoca efeitos em outras, num impulso reverso. É um grande desafio que atinge empresas, governantes e pessoas em geral, requerendo ações especiais que possam deter a estagnação. Os EUA tinham o modelo que colocavam o homem como objetivo. A coisa desandou. Hoje a máquina vai tomando o lugar do homem. Como será a vida e o trabalho de mais de 90% da população?

O aumento da produção em uma região tem a ver com a competição globalizada. Quando uma região aumenta a produção, reduzindo o preço, acarreta um encalhe na produção de outra que não consegue competir. No passado distante, a prioridade era a melhora das condições de vida, o que se refletia nas ciências que se mantinham mais próximas da natureza. Hoje se abstraíram do ser humano. Kishore Mahbubani, ex-presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, destaca que “enquanto o ocidente dormia acalentando a sensação de comando global, a China acordou e revolucionou a economia.”

A China se tornou a fábrica do mundo e tem a sua economia fundada nas exportações; acumulou caixa alta e agora está investindo em outras nações. O que aconteceria se o processo de globalização com portas abertas e tarifas baixas sofresse uma parada e retrocesso?

O mundo da fantasia e ilusões tende a se desmanchar na pós-pandemia. Isso já está afetando o comércio de ostentação. As pessoas estão simplificando o seu modo de viver. O que virá pela frente? Vamos ter uma remodelação econômica mundial? A vida está ficando difícil para quem depende do salário. Que alterações essas mudanças poderão provocar? A vida ficará mais fácil ou o aperto tende a ser maior? Como dar vazão à produção de bens que acena com encalhes, enquanto a de alimentos ameaça cair?

Para produzir bons frutos, os pensamentos têm de estar voltados para o bem geral. Os espíritos humanos foram encarnados em diferentes raças. A escravidão foi o terrível exercício da ganância e prepotência. O irônico é que um branco astuto e de mau caráter poderá ser reencarnado em uma atrasada tribo africana e vice-versa. Com certeza, as populações arrancadas da África teriam tido melhor evolução se lá tivessem permanecido.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *