A FANTASIA SE DESFAZ

Para onde caminha a humanidade? Crise financeira. crise nos empregos, na energia e nos alimentos. Há muitas dificuldades graves que tendem a aumentar e uma desordem geral. Não sabemos para onde a coisa vai. Os Estados-nação não vão aguentar as pressões financeiras, de segurança, sanitária, alimentação e outras. No mundo faltarão gestores a altura dos desafios. O mundo da fantasia e ilusões tende a se desmanchar. Algo vai acontecer. O que será e quando?

As pessoas estão simplificando o seu modo de viver. Está ficando difícil para quem depende do salário. Vamos ter uma remodelação econômica mundial? Ou a vida ficará mais difícil? Como dar vazão à produção de bens que acena com encalhes, enquanto a de alimentos ameaça cair?

A Inteligência Artificial (IA) poderá acelerar o processo destrutivo iniciado pelo homem. Esse é o grande temor daqueles que estão vendo a realidade. Na IA falta o sentimento intuitivo orientador proveniente da alma que deu vida a tantas obras de arte. Hoje procura-se atender aos anseios do cérebro e nisso a IA será imbatível, e de resto estará contribuindo para o engessamento da intuição daqueles que não se esforçam por mantê-la ativa.

A cobiça e a inveja pelo que o outro tem e aparenta ser deixam muitas pessoas aflitas por acharem que isso não é justo, argumentando que elas próprias é que deveriam estar naquele lugar festivo. Então permitem que o mal as domine com pensamentos de medo e ódio, e se aprisionam aos erros. Assim vão gerando conflitos e guerras pelo mundo, mas tais pensamento não ficarão impunes.

O final da sangrenta segunda guerra acenou com a promessa de paz mundial, mas as cobiças dos homens permaneceram. No século 21 o mundo vive a nova tragédia da humanidade transformada em circo.

O dinheiro e o poder se tornaram a prioridade. A atividade sexual desenfreada se tornou o escapismo das massas aflitas. Agora há o cansaço, a superpopulação, a crescente necessidade de alimentos, a luta pelo domínio das riquezas naturais. Os avanços na tecnologia se prestaram à manipulação das massas e para a destruição. Como diria Cassandra: “Aí de ti humanidade que não soubeste administrar a casa que o Senhor vos concedeu para o aprimoramento espiritual. Semeaste decadência, matança e destruição”. O que poderemos esperar da colheita?

O homem tem destruído muitas coisas, poluído rios, secando mananciais, derrubado as matas, transformando tudo num áspero chão de concreto, ou aglomerados de moradias precárias. Toneladas de gás carbônico são lançadas; a energia nuclear foi aperfeiçoada como arma. Distante, o Sol escapa da sanha destruidora. Sobre ele não temos nenhum controle, e quando a situação está ruim ele lança chamas de hidrogênio em elevadas temperaturas esquentando tudo mesmo.

O que é o ser humano? De onde veio? O que é a vida? Dada a transitoriedade do corpo material animado pela alma, a resposta certa é: espírito que, através da alma, é encarnado no corpo humano no meio da gestação. A finalidade da vida é adquirir autoconsciência, ser um beneficiador da Criação como intermediário entre o espiritual e o material. Mas há muito tempo isso foi abandonado. Se não cumprirmos o nosso papel, perderemos a condição de ser humano porque o espírito não atua como deveria e ao contrário de beneficiar, produz o caos.

O nascimento é a reencarnação para sanar falhas, evoluir, ascender ao reino espiritual. Presos à Terra vão encontrando condições cada vez mais difíceis e se desanimam da vida. Muitos não se incomodam, pois no além é ainda pior. A vida num corpo é para ser aproveitada e descobrir a causa dos sofrimentos, evoluir, ser feliz. A vida tem elevada finalidade, não a desperdice com erros e ignorância, busque a Luz da Verdade, aprenda, seja feliz!

Para produzir bons frutos, os pensamentos devem estar voltados para o bem geral. Diz o versículo (8.32) em João: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!” Os fios do destino nos trouxeram para este maravilhoso Brasil nesta época de transformações universais. Os seres humanos têm de sair das fantasias e passar a viver a realidade. Eis o nosso brado de alerta com plena convicção: “Conhecereis a Luz da Verdade e Ela vos libertará!

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *