O DIA DO AJUSTE FINAL

Como entender os meandros do poder em 2023? Que forças destrutivas estão impulsionando os acontecimentos? Querem desestruturar, tumultuar tudo, criar o caos, para que sejam aplicadas medidas fortes acabando com a liberdade e as individualidades? Está disseminada a sensação de que a humanidade perdeu o rumo, está acéfala e alienada.

A revolução francesa se destacou como um marco da nova história da humanidade que deveria dar uma guinada para a liberdade e o bem geral. Passados mais de dois séculos, há pouco a ser comemorado, pois todos esses anos não foram aproveitados para construir uma base sólida para a humanidade progredir com segurança. Faltaram lideranças sábias que forjassem uma sociedade decente e digna. Faltou força de vontade da população.

Com o avanço do poder econômico transnacional, as fronteiras vão deixando de ser a fonte da soberania do Estado. O controle do eleitorado e da estrutura do Estado tem assegurado a permanência de grupos no poder. Assumem o comando, podem, mandam, e quem não obedece perde espaço. Eliminam as privatizações, vão tomando conta de tudo, pois o poder se assegura com o dinheiro. Como isso vai evoluir, não se sabe.

Tornou-se muito difícil enfrentar o poder. Quando o grupo que está no comando considera um indivíduo como sendo de fora, como um perigo, não há o que se possa fazer. As porteiras se fecham, as informações somem, e solitário e isolado, o indivíduo fica num assédio moral, sem possibilidade de atuar. É um fato mundial. Os que estão no poder querem afastá-lo para não se sentirem ameaçados em sua zona de conforto, pois não havendo a submissão de cúmplice no que fazem, não há como confiar.

Figuras tirânicas tomaram o poder e a riqueza, enquanto a miséria avançava pela Terra. Bloquearam o espírito para dominar com o cérebro. É a desumanidade que vem atingindo a espécie humana de longa data, mas do jeito como as coisas caminham ainda teremos muita desumanidade pela frente como meio utilizado para assegurar a conquista e conservação do poder.

Os seres humanos não se esforçaram por compreender o significado da vida e aqueles que poderiam ter auxiliado nisso, se deixaram levar pela vaidade e mania de grandeza, e passaram a travar a luta pela conquista de influência, poder econômico, e desfrutar das benesses do viver na Terra.

A história econômica detalha, com precisão, que a ânsia por poder deu origem ao avanço da miséria. Foi assim que surgiram os dominadores e os dominados, muitos dos quais se acomodaram, outros acabaram aceitando as exigências por não terem forças para se oporem, pois a verdade sobre a Criação e a vida foi sendo distorcida e escamoteada, e perseguidos aqueles que se esforçavam por trazer esclarecimentos.

Há estimativas de que 90% dos seres humanos dormitam e aceitam as condições gerais de vida por serem indolentes e comodistas, e não despertam para a realidade nem mediante os mais lúcidos esclarecimentos. A boa educação é a matéria-prima do crescimento, quando entendida como o bom preparo para a vida, com mente flexível, desejosa de alcançar a excelência, e que compreende que o circo deve ser um lazer para recuperar forças, e não um meio permanente de vida, que provoca o desperdício de tempo e enfraquece o espírito. Com seres humanos voltados para o bem e confiantes surge o êxito.

Capitalismo de livre mercado? Capitalismo de Estado? Ou capitalismo dos tiranos, dos que se opuseram ao capital transnacional sem pátria, e dominaram nações em benefício próprio? Está se disseminando a sensação de que a humanidade está fora do rumo certo e sem esperança. Milênios deixaram de ser aproveitados para construir uma base sólida para a paz e o progresso. Faltaram estadistas sábios que impedissem a decadência.

Se os seres humanos não se empenharem com seriedade, visando construir um mundo decente, digno da espécie humana, a decadência e embrutecimento será inevitável, e o caos tomará conta da Terra. Acontecimentos brutais nos pegam de surpresa, desanimando e entristecendo. Mas o dia do ajuste final não está distante. A Justiça Divina, a paz e o respeito às leis da Criação serão impostas pelo Filho do Homem para o bem dos espiritualmente humildes.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *