O CONFRONTO DAS CIVILIZAÇÕES

Num mundo onde o amor está sumido, a aspereza avança ferindo a sensibilidade. Há mentiras descaradas para todos os lados. No Brasil havia pobreza, mas as pessoas tinham consideração e o viver era mais sereno. No presente tudo está ficando difícil. O celular e a internet criam pressão, pois não há contato humano e as relações acontecem através da máquina. Há frieza e inquietação na obediência ao aplicativo. E de repente, um ciclone mais forte que os anteriores. O que será? A poluição, a devastação ambiental, o sol queimando mais combustível, esquentando?

Na pós-pandemia muitas pessoas estão externando sua rudeza e falta de consideração. Quem dirige automóvel enfrenta um perigo adicional de motoristas estressados e sem consideração. O ser humano não é confiável. Há que se saber manter distância e desapego. Mas amizades sinceras, não invasivas, são essenciais. A especial sintonia da igual espécie e propósitos amplia resultados.

A natureza tem as suas leis lógicas e coerentes, mas a humanidade afastou-se delas e por todos os lados vai semeando consequências negativas que poderiam ser evitadas para um viver sereno sem os conflitos atuais. Faltam amor e sincera consideração. Quem gosta de escrever, ao ver algum acontecimento, junta palavras que vem à sua mente, descrevendo o seu modo de ver; é a diversidade e a intuição. A mesma situação se dá com pintores, músicos e outros artistas que têm o desejo de externar a emoção sentida mesmo que seja num simples comentário numa mídia.

As trevas querem manter o ser humano afastado da Luz da Verdade, e tudo fazem para mantê-lo mental e emocionalmente sob controle. O tempo está passando acelerado, hora de despertar o espírito. Haja força de vontade, antes que seja tarde demais. O que é a vida? Qual o seu significado? Para que viemos? O ser humano é espírito. O corpo é vestimenta passageira. A verdadeira espiritualidade pode esclarecer.

Governantes das nações que integram o G-20 participam de reunião na Índia. O que entra na pauta dessas 20 principais economias do planeta? Guerra, paz? Falarão sobre o declínio ético e moral da humanidade e de como reverter essa curva decadente da espécie humana, com pouco espaço para reflexões individuais profundas sobre o sentido da vida?

Segundo noticiou o site bbc.com, a dívida da China está se aproximando de 310% do seu PIB, um dos mais altos níveis de endividamento entre as economias emergentes, mas quem são os credores? A expansão da China ocorreu em virtude da decisão de produzir de tudo e exportar para acumular dólares, mas o mercado interno pouco evoluiu. Muitas autoridades caem na ilusão de que basta injetar dinheiro para que a economia vá em frente gerando progresso e bem-estar.

No comparativo do que acontece com alguns atletas, quando as substâncias estimulantes utilizadas podem causar a morte em competição por provocar espasmo das artérias coronárias com o surgimento de enfarte do miocárdio, o mesmo efeito se dá com o dinheiro que é lançado na economia sem um direcionamento saudável. Isso produz os distúrbios que entorpeceram a economia gerando descontrolado crescimento da dívida e incertezas quanto ao futuro. Só o PIB não garante felicidade. De que vale um PIB alto se muitas pessoas passam fome e se embrutecem?

O aumento das taxas de juros e das dívidas, a queda na renda e consumo preocupam o varejo, tudo isso leva comentaristas econômicos a falarem sobre recessão e quebradeiras. Uma boa pedida seria buscar equilíbrio entre os monopólios mundiais e pequenos e médios empresários.

Para formar líderes sábios, à altura dos desafios da época, eles têm de compreender as leis da natureza. Poucas pessoas estão percebendo o grave chamado sutil do Universo. Tempestade perfeita? Inflação, juros, recessão, desemprego, violência urbana. A humanidade tem seguido por caminhos tortuosos. Estará em andamento o naufrágio das civilizações apontado pelo escritor libano-francês Amin Maalouf?

O século 21 está pondo em evidência o brutal confronto das civilizações; porém, mais forte do que o choque entre religiões, racismo, Estado autoritário e liberalismo exacerbado, situa-se o grande confronto econômico-financeiro global que está assumindo formas rígidas, expressando as cobiças por riquezas e poder dos homens intelectivos que se opõem ao espírito gerador da boa vontade para a paz.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *