RUMORES DE GUERRA

Os EUA criam dinheiro e aumentam a taxa de juros. A China cria dinheiro e baixa a taxa de juros. Duas situações opostas; que efeitos trarão para a economia? Não basta criar dinheiro. Para consumir, há que se produzir.

Inflação, desemprego, consumo são três questões fundamentais da economia que ainda não encontraram solução. Capitalismo, Socialismo, Capitalismo de Estado; Coreia do Sul e Brasil. São diferentes tipos de organização política e econômica, mas há problemas em todos, pois sempre se defrontam com os fantasmas da estagnação, do endividamento e do aumento da precarização geral.

Os políticos da América Latina fizeram tantas promessas, mas o desencanto da população seria inevitável dada a falta de empenho desses representantes em eliminar o estigma das características de colônia que seus países vivem há mais de 500 anos; ao contrário, tiraram proveito pessoal.

A Argentina já foi palco de uma dolarização fracassada, figurando como exemplo de republiqueta mal administrada. Quanto mais dólares dispunha, mais dispersava, e a dívida crescia. A crise atual é drástica atingindo economia, déficits, câmbio, educação, inflação, qualidade de vida. Uma trágica tempestade de desgoverno. Após a ruptura do acordo de Breton Woods ocorrida em 1971, ainda não foi encontrada a forma adequada para a convivência das várias moedas nacionais, tendo à frente o dólar e suas variações, que ao lado dos juros, acabaram se tornando o prato predileto dos especuladores.

O mercado das finanças é muito complicado. Se uma nação não for administrada com seriedade e competência, em pouco tempo se verá perdida financeiramente como a Argentina. No Brasil, o desmonte industrial e educacional foram terríveis, travaram o gigante que, entorpecido, caiu na dormência apesar dos recursos naturais disponíveis. A população pena no presente, mas como será daqui para frente?

O colapso da economia norte-americana virá, é o que afirma o economista e ex-político Ron Paul. Trata-se de evento até então inimaginável dada a resiliência americana. Decisões atabalhoadas estão desorientando o povo norte-americano. No passado, criar dinheiro era a solução, mas agora sem produzir, gastando desordenadamente e importando de tudo poderá trazer muitas dificuldades.

Que futuro a humanidade poderá ter? Os homens se julgam donos do Planeta. A permissividade tomou conta e nada mais é respeitado. Métodos escusos passam a ser aceitos pela maioria distraída pelas piadinhas disponíveis nos celulares. Se antes era difícil selecionar bom conteúdo, agora, se abrirem as portas, os “riachos” levarão muito lixo para as casas.

O que estão fazendo os bilhões de seres humanos para agradecer ao Criador que concede o dom da vida e os alimentos necessários através da atuação da natureza e suas leis? A natureza é o lar da Criação, tem de ser compreendida e respeitada para que permaneça doadora.

Que riscos decorrem da instabilidade climática? O que se passa no planeta em transformação? Ao comparar a situação atual com o século passado é indispensável incluir nas análises o sol e sua atividade aumentada. As populações foram empurradas de uma forma de vida mais natural no campo, para engrossar o contingente das cidades que se tornaram centros superpovoados, consumistas de bens importados, sujeitos a endemias. É fácil perceber que tem faltado foco prioritário na qualidade de vida do presente e do futuro. Estamos colhendo as consequências.

A evolução é uma lei da natureza que abrange tudo, impulsionando para o aprimoramento. Mas não se pode comparar o que se passa no mundo animal, que atua de forma instintiva, com o ser humano, cuja essência é espírito dotado de livre arbítrio que permite a escolha entre o bem e o mal, o certo e o errado; que possui consciência interior que sempre o adverte. O problema é o raciocínio frio que o guia através das cobiças, inveja, temores e ódio que leva à involução da espécie humana.

O que se poderia esperar disso tudo? Aumentam os rumores de guerra. A esteira dos acontecimentos vai rolando rapidamente, não há reflexões mais profundas nem considerações de natureza humana, pois as pessoas vão seguindo mecanicamente, sem prestar atenção ao que se passa ao redor e ao querer intuitivo, que poderia ser de grande auxílio nesta hora sombria.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *