O ARMAGEDON E A BOA VONTADE

Após o término da Segunda Grande Guerra, o mundo parou assustado diante do poder destrutivo da nova arma; temia-se o fim da existência humana. Físicos e filósofos se reuniam buscando a fórmula para evitar a ruína, enquanto estrategistas confabulavam sobre como tirar o melhor proveito da nova arma.

Em 1962, o mundo se assustou com a crise dos mísseis russos em Cuba. Após semanas de tensão, chegou-se a uma solução com a retirada das armas próximas a Washington (EUA). No caso recente Rússia-Ucrânia, não se chegou a lugar nenhum tendo sido iniciada nova guerra sangrenta com potencial de criar o armagedon. Seria algo casual, ou a colheita do que a humanidade tem semeado durante milênios, dedicando-se às banalidades do dia a dia, deixando de buscar o significado da vida, sempre colocando a essência espiritual em plano secundário?

Pesquisadores e filósofos alertam que há algo errado na economia mundial, mas isso seria consequência decorrente do modo de viver afastado dos ensinamentos de Jesus quanto à consideração ao próximo. A necessidade de consumo da população mundial para sobrevivência superou a biocapacidade da Terra desde o início da década de 1970, e a cada ano o déficit aumenta mais um pouco. As pessoas não querem se dar conta disso, vivem futilmente, comendo e se divertindo, e vão empurrando os problemas para o futuro, mas quanto mais passa o tempo, maiores serão as dificuldades. O preço do petróleo assusta, mas no futuro próximo a água poderá se tornar a maior dificuldade da vida.

A pandemia de 2020 mostrou que o nosso estilo de vida chegou ao limite do insustentável e se acha em declínio vertiginoso. Os preços sobem enquanto algumas camadas da sociedade continuam enriquecendo. Armas de elevado poder destrutivo continuam sendo produzidas, atemorizando a população, mas ensejando ganhos. A cobiça por riqueza e poder não dá trégua. O lucrativo comércio de drogas se alastra pelo mundo, fragilizando as novas gerações.

A humanidade alcançou alta tecnologia, mesmo assim se defronta com dificuldades por ela mesma criadas, as quais só com papel-moeda não consegue mais solucionar. A globalização acentuou a gestão maquiavélica, dissimulada ou ostensiva, com ênfase no “quem pode mais, chora menos”, cada um tirando proveito do outro. Todos contra todos, ninguém conhece a razão, ninguém escapa.

Após milênios de perdição, Jesus veio para restabelecer a ligação com a Luz, mas com sua livre vontade os homens permaneceram na escuridão. José ia para Belém para cumprir exigências feitas pelas autoridades. A cidade estava lotada, não havia hospedaria disponível, e acabou sendo acolhido próximo à estrebaria. Três reis foram conduzidos para dar proteção à Criança, mas trouxeram presentes e foram embora. Há muitas coisas sobre Jesus que foram ocultadas ou deturpadas. Está chegando a hora da grande colheita para a Humanidade.

Num planeta limitado, com cerca de oito bilhões de almas encarnadas tendendo para nove, os estrategistas pensam nos suprimentos de amanhã. As alterações climáticas estão lançando alertas para o mundo. O viver vai se tornando cada vez mais difícil. As cobiças se voltam para África e América do Sul, e estas precisam alcançar a estabilidade, ou serão devoradas por gananciosos invasores. Há que ter governantes sérios e firmes na defesa dos interesses das nações para que as populações não sejam transformadas nos novos escravos globais, sem vontade própria, alheios ao real significado da vida. Os seres humanos têm de procurar as respostas, pois trabalhar, comer e se divertir, sem outras aspirações mais elevadas, não podem ser a finalidade da vida.

No Brasil e no mundo, os seres humanos têm a responsabilidade de preparar um futuro decente e digno. A população precisa de trabalho e renda, ou seja, meios para subsistir. A educação e preparo das novas gerações requer especial atenção, caráter, bom senso, clareza mental, propósitos enobrecedores, impedindo que as drogas destruam a juventude. É necessário ainda ampliar as áreas de plantio, mas manter ao lado áreas de preservação da mata nativa. A paz é essencial para o progresso da humanidade e tem de ser conquistada para a alegria dos homens de boa vontade. Mas o que querem os homens com a sua vontade? Para onde a estão dirigindo?

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *