HAVERÁ UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL?

Há muita discórdia entre as pessoas quanto aos rumos do Brasil e do mundo. Uns acham que os ideais da esquerda são os corretos, mesmo que isso reduza paulatinamente a liberdade individual, dando força aos homens que conduzem o Estado. Outros se dizem conservadores da direita tentando aliar política, religião e economia. Há muitos conluios movidos a poder e dominação. Falta uma linguagem comum para possibilitar a melhora das condições gerais de vida e do aprimoramento do ser humano. Sem que esse alvo esteja claramente colocado como prioridade, a estagnação e o declínio permanecerão prosseguindo na sua marcha de destruição da humanidade.

A motivação geral da civilização moderna se liga ao dinheiro. Cria-se dinheiro do nada. A elasticidade na criação de dinheiro pode levar ao caos da perda de poder aquisitivo, como ocorreu na Venezuela e Argentina, por exemplo. Nos Estados Unidos há a dívida elevada em relação ao PIB. Os seres humanos têm de encontrar a fórmula adequada para a criação de dinheiro, sem que sejam utilizados mecanismos de favorecimento e de interesses particulares, poder e ganhos.

Há décadas a moeda que movimenta a economia é o dólar, e as demais, a ele atreladas. O que acontece com o dólar se refle nas outras moedas, além disso a gestão monetária tem sido desprezível na maioria das nações, inclusive na mãe do dólar. Os papéis entraram em rota de baixa. Acabou o tempo das ilusões e valorizações. A bolsa tem de valorizar todos os dias? Muita fantasia foi criada. Quem está preparado para a realidade? O enigma da flutuação das moedas as tornaram instáveis; a dos países atrasados nem se fala. A moeda não deveria estar sujeita às consequências dos falatórios populistas enganadores.

Ainda falta algo na teoria monetária para que o dinheiro sem lastro tenha estabilidade. Como eliminar o desequilíbrio que se formou na economia mundial para que a humanidade consiga progredir em paz? O que dizer desse sistema mercantilista mundial moderno que aproveitou mão de obra abundante e barata para produzir e exportar com preços menores, reduzindo os empregos nos países dos felizes consumidores? O que podem fazer os países atrasados? O que fazer se mesmo com tecnologia de ponta não tiverem acesso ao mercado externo?

Os seres humanos permanecem correndo pela vida sem parar, não pensam com clareza, nem fazem reflexões intuitivas. Prova disso é que os jornais, que no passado recente eram avidamente lidos, passaram a encalhar nas bancas, assim como caiu o número de assinantes. Surgiram as mídias sociais, inicialmente bem aceitas. Passado o tempo, muitas postagens ficam penduradas, poucas pessoas as veem, vão para o fundão, mas os pensamentos ficam soltos pelo ar. É preciso que as pessoas voltem a se interiorizar para permitir que a intuição ilumine e esclareça o que está em desacordo com as leis da Criação, levando à compreensão de que uma vida sem anseio espiritual é sem valor.

Recentemente o presidente do Brasil foi se encontrar com o presidente dos Estados Unidos. Tudo junto e misturado. O problema é quem fica com a brasa e as sardinhas. Os EUA sempre deram prioridade ao seu povo. No Brasil tem sido o contrário; pobreza, falta de preparo para a vida, cidades e moradias precárias, e o dinheiro indo para o ralo da desfaçatez. Os americanos estão se ressentindo da crise; os brasileiros nunca saíram dela.

Após tantos sofrimentos causados pela mais trágica guerra que atingiu o mundo todo, inclusive as populações civis com o despejo de toneladas de bombas incendiárias sobre as cidades, surgiu nos anos 1950 um período de graça para que a humanidade buscasse a Luz. Mas a partir dos anos 1970 teve início novo ciclo de decadência. A política pão e circo foi seduzindo, as orgias avançando, os propósitos enobrecedores sendo demolidos, a desfaçatez e cobiça geral dominando, e nisso tudo se foi fermentando nova miséria, atingindo bilhões de seres humanos que não receberam bom preparo para a vida, nem tiveram grande interesse por isso. No mundo movido pelas insatisfações e cobiças, as incompreensões e conflitos estão aumentando. Estaria em gestação uma Terceira Guerra Mundial?

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *