HISTÓRIA DO BRASIL

Onde estão os historiadores? O que eles dirão sobre a nossa era de atraso? O que dirão as próximas gerações? Conseguirão desvendar as causas da superinflação; o famigerado Plano Collor, as lutas de Zélia Cardoso de Mello, quando foi ministra da economia para não elevar a taxa de juros; os meandros do Plano Real; os governos de Lula; as jogadas com o dinheiro público; o sucateamento da educação dos jovens; o esforço para manter o dólar artificialmente barato; a compra da refinaria de Pasadena? O que aconteceu no governo de Temer? E sobre a chegada da pandemia em 2020; a complicada eleição de 2022; o papel do poder judiciário e a letargia do legislativo?

A nação brasileira sofre de um mal, pois cada poder, cada indivíduo, quer ser mais que o outro e impor sua vontade e seus interesses particulares. Se dissessem que isso aconteceu no passado, daria para entender, mas está acontecendo no século 21. Inacreditável!

Nos anos 1980, com os problemas da dívida externa, a indústria começou a perder apoio, que culminou com a valorização do real que inviabilizava as exportações, como já tinha acontecido com a Argentina. As grandes corporações foram tirar proveito da mão de obra barata da Ásia e precisavam ampliar seus consumidores pelo mundo, mas o câmbio era o entrave, o que foi contornado com a âncora cambial valorizando o peso argentino e o real brasileiro, acarretando ainda elevados encargos de juros.
É decepcionante observar a rudeza das atitudes e palavras de muitas pessoas astutas e desonestas, que não se envergonham de extravasar o seu ódio. O Brasil está vivendo uma fase muito difícil. Há quem diga que parece o tempo dos interventores de Getúlio, com suas imposições e atitudes arbitrárias. O que se poderia fazer?

Em linguagem popular, está chegando a era das vacas magras. O dinheiro não consegue soluções num planeta de recursos limitados com humanidade displicente em seu modo de vida. Aumentar a liquidez não resolve mais como antes. Algum dia o mundo verá uma economia estável cujo crescimento acompanhará o aumento da população. As cidades serão ordenadas, haverá água e saneamento. Educação para a vida e o trabalho.

A alegria vem da alma livre das tensões decorrentes do modo de vida que é pressionado pela luta pela sobrevivência num mundo áspero, onde um bombardeio de informações negativas e antinaturais entopem o cérebro, que não quer aceitar a lei da reciprocidade, fechando o canal que permitiria receber a alegria de viver.

O querer tem de ser bom, mas é influenciado negativamente pelas comunicações que estimulam sentimentos baixos de ódio e vingança em cenários sombrios de miséria e violência. Falta o amor desinteressado. Sem receber energia boa da alma o cérebro se estressa e leva o indivíduo ao desânimo. Os ansiolíticos e outras drogas disfarçam o mal, mas não removem a causa.

Estamos na balbúrdia do Final do Tempo, da prestação de contas. As trevas querem dominar o mundo. Ardilosamente, forjam a miséria e a indolência. Se a desordem tomar conta, a nação deixa de funcionar, entra o vale tudo. Enfim, será o caos que a humanidade vem preparando há séculos trazido à tona pelas leis da Criação. Haja paz para os seres humanos que querem a Luz da Verdade. Haja paz no Brasil e no mundo aos seres humanos de boa vontade.

Na crise que se precipita sobre o mundo, o que há para ser aprendido é que as coisas mudaram, a vida exige seriedade e responsabilidade. O consumo terá de se adequar a um nível natural. As pessoas deverão se afastar das superficialidades e buscar o que seja essencial para um viver mais adequado. Deverão buscar atividades enobrecedoras para não se tornarem escravos do trabalho e, ao mesmo tempo, buscar a ampliação do saber sobre a vida, sua finalidade e seu significado. A economia deverá ser um meio que possibilite um viver condigno e não a finalidade principal pela qual as pessoas morrem e se matam sem terem aproveitado efetivamente o tempo de vida.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *