A ECONOMIA IRÁ SE SUSTENTAR?

Passados mais de dois anos de paradeira o pessoal está tentando juntar os cacos. Alguns não conseguirão reconstruir o que foi desmontado. A população vai elevando o consumo de forma gradual, buscando menores custos. É uma oportunidade para empresas estrangeiras que operam pela internet com menor custo. Shoppings e supermercados tentam se ajustar com ofertas, porém os custos são elevados; querem recuperar perdas com preços altos, mas a receita sobe pouco e há limite para cortar custos. Como a economia irá se sustentar?

As coisas mudaram. O avanço da internet e computadores possibilitaram o avanço da globalização e das empresas que operam em escala mundial. Os governantes permitiram, o resultado é esse: as sardinhas são engolidas. Os tubarões puxam as sardinhas e as brasas. Mas há modificações, pois a humanidade entra no modo padronizado que vai sendo imposto.

A casta que açambarca o poder das nações é sempre da mesma espécie: querem para si riqueza, poder, influência, impedir concorrentes. Uma vez instalados, não querem perder seus privilégios, pouco se importam se fazem mal governo pois compram a mídia para manipular a população com ninharias e decadência. Esbanjam recursos escassos que faltarão amanhã. A humanidade está sendo nivelada por baixo, a indolência dos indivíduos é a causa, pois se deixam envolver pelas manobras de manipulação psicológica e mental.

As escolas e a educação precisam encontrar fórmulas práticas para dar bom preparo para a vida e formar seres humanos e cidadãos de qualidade e beneficiadores do mundo. O trabalho faz parte da vida, mas as novas gerações receberam inadequada orientação. Falta bom preparo, seja dos empresários ou dos assalariados.

As maquinações dos homens afastados do espírito da boa vontade ficam ocultas. A escuridão está aumentando. Acima disso tudo está o funcionamento das leis do Criador que, com força aumentada, promovem os desencadeamentos do querer íntimo e ações dos seres humanos, uma consequência após outra, sem tempo para respirar, ou seja, tudo que estamos vivenciando tem origem no querer espiritualmente indolente das pessoas.

Há muitas teorias, mas pouco se sabe sobre a vida. Os humanos separaram o aquém do além, mas é tudo uma coisa só. No aquém estão os encarnados em um corpo temporário do qual um dia se despirão, retornando a alma para o lado constituído de outro tipo de matéria, até evoluir para o mundo espiritual ou estagnando e acabar perdendo tudo. É o que está previsto e organizado pelas leis da natureza ou leis da Criação, até agora pouco estudadas.

Nas contas do poder público entra muito dinheiro procedente da população em geral que paga impostos sobre todas as coisas. É um dinheirão que deveria ser destinado para melhorar as condições gerais de vida, mas grande parte vai desaparecendo sem que precisem prestar contas do que fizeram. A casta que assume o poder vai atraindo aqueles que podem ajudar na tarefa de convencer o público de que está tudo bem e que o aumento na dívida é para assegurar a melhora geral que nunca chega.

Desde o desfecho da Segunda Guerra Mundial os seres humanos têm sido incentivados a renovar as esperanças em dias melhores através das reuniões dos chefes de Estado: G7, G20, Brics, mas a esperada melhora geral ainda não aconteceu. Há um desequilíbrio geral, as nações estão superendividadas e a qualidade de vida sofre abalos até nos EUA e Europa.

O futuro é imprevisível. A simples aplicação de taxa de juros e aperto na oferta de dinheiro já não dá os resultados esperados. As variáveis ficaram mais severas: população mundial na casa dos oito bilhões, alteração do clima, produção e comércio têm nova estrutura com a globalização da economia. Não se trata mais de simples inflação, é o conjunto das atividades humanas que perdeu o modo tradicional dos povos e ainda não consolidou uma alternativa e isso está acarretando instabilidade geral e incertezas quanto à sustentabilidade no futuro próximo.

As novas gerações estão sendo afastadas da vida real. A humanidade está perdendo o bom senso. As pessoas são pegas de surpresa, palavras e imagens surgem como flechas venenosas. Difícil não se abater nesse meio deprimente, mas temos de ser fortes para superar os abalos.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Coordena os sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br/home . E-mail: bicdutra@library.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *